Título: | SABE, EU ME SENTI TOTALMENTE JOGADO ASSIM, O QUE EU VOU FAZER ASSIM AGORA, SABE?: OS CURSOS DE INGLÊS TRANSFORMADOS EM NÃO LUGARES ENTRELAÇADOS POR EMOÇÕES PARA OS PROFESSORES SOB A ÓTICA DO SISTEMA DE AVALIATIVIDADE | ||||||||||||
Autor: |
TERESA CRISTINA GOMES DE CARVALHO |
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Colaborador(es): |
ADRIANA NOGUEIRA ACCIOLY NOBREGA - Orientador ADRIANA RODRIGUES DE ABREU - Coorientador |
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Catalogação: | 21/JUL/2021 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=53818&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=53818&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.53818 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
Situada na área da Linguística Aplicada Contemporânea (Fabrício, 2006; Miller, 2013; Moita Lopes, 2006; Pennycook, 2006; Rajagopalan, 2003), esta dissertação tem como objetivo compreender como quatro professores inseridos no mercado de trabalho dos cursos de inglês constroem as suas emoções em relação a estas instituições de ensino, aqui compreendidas segundo as noções de lugar (Tuan, 2013) e não lugar (Augé, 2012). Os cursos de inglês como lugares se vinculam à ideia de permanência e às relações humanas afetuosas; já como não lugares, eles podem se tornar espaços de transitoriedade e de impermanência. Para uma compreensão de como os cursos de inglês se inserem no cenário da educação atual, esta pesquisa se apoia nos debates sobre a educação na atualidade (Chaves, 2019; Laval, 2019), tendo como fundamentação teórica os estudos sobre emoções e vida social (Rezende; Coelho, 2010) e os afetos dos professores (Nias, 1996; Zembylas, 2002; 2003a, 2003b, 2004, 2005). Os dados foram gerados em conversas informais com os quatro professores participantes, e, uma vez gerados, foram transcritos.
Excertos foram selecionados e divididos em três blocos temáticos que retratam diferentes momentos destes professores antes e após ingressarem no mercado de trabalho. Como ferramenta teórico-metodológica, esta pesquisa de base qualitativa (Darlington; Scott, 2002; Denzin; Lincoln, 2006) se apoia no Sistema de Avaliatividade (Almeida, 2012; Ikeda, 2012; Martin; White, 2005; Vian Jr., 2011,
2012; White, 2004), integrante da Linguística Sistêmico-Funcional (Halliday, 1994), para compreender como as emoções emergem por meio das escolhas lexicogramaticais nas avaliações dos professores acerca dos cursos de inglês. Entendimentos apontam para a possibilidade de os cursos de inglês serem sentidos
como não lugares, o que sugere a necessidade de se criar um espaço teóricoreflexivo no qual as emoções dos professores sejam pensadas como trazendo sentidos para as suas experiências (Zembylas, 2003a).
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