Título: | A ERGONOMIA INFORMACIONAL DE MANUAIS E REGRAS DE JOGOS ANALÓGICOS: ANÁLISE DA HIERARQUIA E ORDENAÇÃO DAS INFORMAÇÕES | ||||||||||||
Autor: |
JOAO VITOR LESTE |
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Colaborador(es): |
CLAUDIA RENATA MONT ALVAO BASTOS RODRIGUES - Orientador |
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Catalogação: | 12/JUL/2021 | Língua(s): | INGLÊS - ESTADOS UNIDOS |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=53646&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=53646&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.53646 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
Ao mergulhar na área dos estudos lúdicos, é possível notar que os jogos
muitas vezes são estudados como ferramentas educativas ou fenômenos
sócio-antropológicos. Até o momento, pouco foi discutido sobre os processo de
aprendizado de jogos – e muito menos sobre os manuais de regras de jogos, que
são constantemente negligenciados inclusive nos projetos e produção de jogos.
Por este motivo, a presente dissertação tem como objetivo iniciar um diálogo
sobre manuais de jogos, culminando na proposta de critérios de ordenação para as
informações contidas nestes documentos, tendo como referência o ponto de vista
da Ergonomia Informacional. Considerando a escassez de produção de
bibliografia específica sobre o assunto, a fundamentação teórica foi construída a
partir da revisão bibliográfica de literatura referente às áreas de estudo da
Ergonomia Informacional, Estudos Lúdicos, Psicologia Cognitiva, Linguística e
Educação – apresentados nos capítulos 2 a 4. Esses conteúdos foram, então,
organizados no contexto da Hierarquia Informacional de Manuais de Jogos
Analógicos, tendo como o foco o processo de aprendizado de regras em situações
de primeiro uso. A fim de avaliar a aplicabilidade prática dos levantamentos
realizados, foi conduzida uma rodada de entrevistas com game designers que
possuem experiência com a redação de manuais de jogos – seja para jogos de
autoria própria ou de terceiros. A partir das respostas das entrevistas, aliadas ao
referencial teórico, foi então definida uma lista de diretrizes de ordenação das
regras de manuais de jogos analógicos, além de critérios de utilização de imagens
complementares ao texto. Por fim, estas diretrizes foram postas à prova por meio
de um experimento de playtest , no qual usuários foram convidados a jogar dois
jogos: No Thanks! e SET. Cada grupo de usuários – composto por grupos de
3 a 4 participantes – interagiu com um jogo com seu manual original e o outro
com um manual revisado a partir das diretrizes definidas pela presente pesquisa.
A fim de avaliar o desempenho de cada grupo, foram definidas as seguintes
variáveis a serem analisadas: tempo de leitura do manual; tempo de jogo;
quantidade de erros cometidos; quantidade de interrupções no jogo para revisar as
regras; tempo total de interrupção do jogo para revisar as regras. Além disso, foi
considerada a opinião de cada participante em relação à redação do texto, a fim de
identificar se os pontos de atenção identificados em cada manual se tornaram
aparentes durante a experiência de primeiro uso dos manuais e jogos em questão.
Foi feita uma análise da aplicação do experimento, identificando os impactos que
as alterações do manual proporcionaram no desempenho dos participantes. Como
resultado, e devido às limitações de contato físico e presencial decorrentes da
situação de pandemia e quarentena, em função Covid-19, o resultado final desta
dissertação é a proposta revisada do experimento, a ser aplicado em momento
mais propício à pesquisas presenciais.
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