Logo PUC-Rio Logo Maxwell
ETDs @PUC-Rio
Estatística
Título: QUANDO TODO MUNDO APRENDE COM TODO MUNDO: NOS ENCONTROS, OPORTUNIDADES DE FORMAÇÃO MÚTUA
Autor: BEATRIZ DE SOUZA ANDRADE MACIEL
Colaborador(es): INES KAYON DE MILLER - Orientador
Catalogação: 28/JUN/2021 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=53447&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=53447&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.53447
Resumo:
A presente tese é um estudo de cunho autoetnográfico de vivências sociodiscursivas em um contexto escolar público e parte do entendimento exploratório de que o papel de alunos e alunas em sala de aula extrapola a aprendizagem. Imbuída desse entendimento, propõe uma formação continuada docente coconstruída na relação com quem se ensina: os alunos e as alunas. Inserida no campo interdisciplinar da Linguística Aplicada brasileira contemporânea, a tese investiga processos sociais na dinâmica micro-macro por meio da análise de discursos narrativos. Por isso, convida praticantes de pesquisa (aluno, aluna, professoras) para Conversas com Potencial Exploratório motivadas por episódios de sala de aula vividos pela professora-pesquisadora e seus alunos e alunas. A partir das narrativas decorrentes dessas conversas, é procedida a análise dos dados, na qual se investiga, pelo posicionamento dos praticantes (entre os quais, a pesquisadora), relações de poder e entendimentos sobre ensinar e aprender. Pela análise dos dados, observam-se discrepâncias hierárquicas que persistem na relação professora-alunos ao mesmo tempo em que aprendizados são construídos no diálogo, na escuta. Tais aprendizados são ora construídos pela professora, ora percebidos nos discursos de alunos e alunas. Em ambos os casos, observa-se que o que se aprende excede conteúdos pedagógicos e aponta para a(s) qualidade(s) da(s) vida(s) em sala de aula, permitindo que temas socialmente lidos como tabu (conflitos, por exemplo) sejam discutidos e negociados na interação. Resulta, então, que essa dinâmica local aponta para repertórios globais que falam, por exemplo, sobre o lugar das emoções no espaço escolar. Além disso, nesse entrelaçar entre micro e macro, há espaço para persistências tanto quanto há para microrupturas na construção da relação-que-é-formação entre a professora e suas alunas e alunos.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF