Logo PUC-Rio Logo Maxwell
ETDs @PUC-Rio
Estatística
Título: O CORPO É O QUE NOS UNE: UMA ANTROPOLOGIA TEOLÓGICA INTEGRAL A PARTIR DA TEOLOGIA DA LIBERTAÇÃO LATINO-AMERICANA
Autor: SUZANA REGINA MOREIRA
Colaborador(es): MARIA CLARA LUCCHETTI BINGEMER - Orientador
Catalogação: 15/JUN/2021 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=53252&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=53252&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.53252
Resumo:
Esta pesquisa busca apresentar um panorama geral da maneira como o corpo está presente e é refletido na teologia da libertação latino-americana. Partimos da antropologia teológica desenvolvida neste continente, com o marco referencial metodológico da opção preferencial pelos pobres a partir da análise de conteúdo bibliográfico pertinente ao assunto. Para desenvolver o panorama deste tema, empreendemos numa jornada de contextualização da gênese desta teologia latino-americana desde a colonização, passando pelo Concílio Vaticano II, e chegando às formulações próprias da TdL, apontando para a presença do corpo e a luta pela justiça e dignidade. Em seguida, embarcamos num mergulho pelas ramificações consequentes desta TdL, demonstrando como o corpo é o fio condutor que diferencia estas teologias periféricas e é também o que justifica suas militâncias políticas e sociais, trazendo um enfoque especial sobre a teologia feminista que, com a presença do corpo da mulher na teologia, traz grandes contribuições para a teologia, a Igreja e a sociedade como um todo. Por último, fazendo uma colheita de toda esta caminhada, demonstramos a intrínseca relação entre corpo e espírito, pela chave de leitura da cristologia e da espiritualidade na TdL. Não esgotamos o assunto daquilo que poderia ser uma teologia do corpo latino-americana, mas esperamos com esta pesquisa apontar para o corpo como a espinha dorsal de nossa TdL que, ao se preocupar com a realidade concreta dos pobres, oprimidos, vulneráveis e injustiçados está, na verdade, se preocupando justamente com seus corpos que sofrem a pobreza, a opressão, a violência e as injustiças.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF