Logo PUC-Rio Logo Maxwell
ETDs @PUC-Rio
Estatística
Título: ANÍSIO TEIXEIRA E O ENSINO DA ARTE: PERCEPÇÕES A PARTIR DAS ESCOLAS TÉCNICAS SECUNDÁRIAS DE 1930
Autor: IZABELA MAGALHAES ALVES DE SOUZA MONTEIRO DE BARROS
Colaborador(es): PATRICIA COELHO DA COSTA - Orientador
Catalogação: 14/JUN/2021 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=53238&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=53238&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.53238
Resumo:
Essa dissertação tem como tema as concepções de Anísio Teixeira acerca do papel da arte no ensino. Ao assumir a Diretoria de Instrução Pública no Distrito Federal em 1931, Anísio Teixeira promoveu uma ampla reforma, com grandes mudanças, entre elas a criação das Escolas Técnicas Secundárias. Essas escolas foram criadas com o objetivo de eliminar o dualismo existente até então no sistema educacional, ampliando tanto o acesso ao ensino secundário, quanto o conteúdo de cultura geral desse segmento. A motivação pelo estudo do ensino da arte ocorre pela permanente necessidade de reafirmar e reconhecer a importância dessa área do conhecimento. Com o objetivo de identificar e analisar as propostas do ensino da arte nessas escolas, foi desenvolvida pesquisa documental e histórica, com a localização e análise de documentos e dados em acervos pessoais e periódicos, além de pesquisa bibliográfica. A partir da identificação de programas, interlocuções e influências que marcam o percurso da disciplina no período e segmento estudado, ampliou-se o recorte temporal para melhor compreensão da construção de seu pensar e agir. Foram explorados momentos da formação do educador no final dos anos 1920, bem como aspectos de sua atuação na Secretaria de Educação e Saúde da Bahia (de 1947 a 1951), que evidenciaram sua relação com a arte e a cultura, com ênfase na proposta do Centro Educacional Carneiro Ribeiro. Nesse Centro, Anísio promoveu uma educação integral onde esses dois elementos eram componentes fundamentais do projeto educativo. Após a análise pretendida, foi possível inferir que Anísio Teixeira buscou, ao longo de sua vida, aprimorar o ensino da arte, assim como implementar esta disciplina ao currículo do ensino secundário, acreditava que a arte era indissociável de todo processo educacional.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF