Título: | PROFISSIONAIS DA IGREJA: UMA FLORESTA DE ENGANOS | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Autor: |
NILCE CUNHA PINHEIRO |
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Colaborador(es): |
CLEONICE SEROA DA MOTTA BERARDINELLI - Orientador |
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Catalogação: | 24/AGO/2004 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||||||||||||||||||||||||||
Notas: |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=5313&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=5313&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.5313 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Esta dissertação elege Gil Vicente, poeta quinhentista,
como objeto de investigação, visando a destacar
essencialmente as discrepâncias e os desvios clericais,
numa época em que a Igreja perde sua principal posição de
sustentáculo da verdade. A crítica à Igreja é compartilhada
por vários autores, divergindo em aspectos essenciais, já
que uns - entre os quais Gil Vicente - almejam a reforma
dentro da própria Igreja e outros, como Erasmo de
Rotterdam, anseiam pela reforma completa de seus
fundamentos. A realidade é privilegiada na criação
vicentina, embora ele não se preocupe com sua estrita
representação. Seu teatro satírico, apesar de ter evidentes
contatos com a história, é principalmente marcado por seu
posicionamento ideológico e moral, centrado em valores
cristãos medievais. Nele critica a degradação destes, e
apresenta as qualificações necessárias para a entrada num
mundo de glória - mundo primeiro.
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