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Título: APRENDER BRINCANDO: O PAPEL DO DESIGN NO DESENVOLVIMENTO DE RECURSOS PEDAGÓGICOS PARA EDUCAÇÃO
Autor: BARBARA ALVES BETTS
Colaborador(es): RITA MARIA DE SOUZA COUTO - Orientador
FLAVIA NIZIA DA FONSECA RIBEIRO - Coorientador
Catalogação: 27/MAI/2021 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
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Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=52944&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=52944&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.52944
Resumo:
Esta investigação tem como pano de fundo o estudo da relação interdisciplinar entre Design e Educação, fundamentada na linha de pesquisa Design em Situações de Ensino-Aprendizagem. Com o objetivo de propor uma diversificação de metodologias no espaço da escola, apresenta-se a aprendizagem com base na experiência enquanto práticas de ensino da contemporaneidade. Articulada no uso do recurso pedagógico Inventação, a pesquisa de cunho exploratório mostra como se deram as interações de uma professora do segundo ano do Ensino Fundamental de uma escola particular na zona sul do Rio de Janeiro com o brinquedo. O suporte teórico é construído a partir das interseções dos conceitos chave encontrados no Design em Situações de Ensino-Aprendizagem com a prática do desenvolvimento do Inventação em consonância com seu uso no ambiente escolar, situados nos escritos de Edwards, Forman e Gandini da escola Reggio Children em Reggio Emilia na Itália, de Cope e Kalantzis sobre multiliteracia, de David Kolb sobre aprendizagem com base na experiência e de Couto sobre interdisciplinaridade e Design em Situações de Ensino-Aprendizagem. As reflexões geradas por este trabalho dizem respeito às interações entre professores e alunos na sala de aula e a possibilidade da inserção de novos recursos pedagógicos no dia a dia do espaço escolar. O estudo produzido por esta dissertação vai além do brinquedo Inventação e as relações criadas em sala de aula, ele aprofunda nas possíveis trocas entre os campos do Design e da Educação.
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