Título: | APRENDER BRINCANDO: O PAPEL DO DESIGN NO DESENVOLVIMENTO DE RECURSOS PEDAGÓGICOS PARA EDUCAÇÃO | ||||||||||||
Autor: |
BARBARA ALVES BETTS |
||||||||||||
Colaborador(es): |
RITA MARIA DE SOUZA COUTO - Orientador FLAVIA NIZIA DA FONSECA RIBEIRO - Coorientador |
||||||||||||
Catalogação: | 27/MAI/2021 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
||||||||||
Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
||||||||||||
Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=52944&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=52944&idi=2 |
||||||||||||
DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.52944 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
Esta investigação tem como pano de fundo o estudo da relação interdisciplinar
entre Design e Educação, fundamentada na linha de pesquisa Design em Situações
de Ensino-Aprendizagem. Com o objetivo de propor uma diversificação de
metodologias no espaço da escola, apresenta-se a aprendizagem com base na
experiência enquanto práticas de ensino da contemporaneidade. Articulada no uso
do recurso pedagógico Inventação, a pesquisa de cunho exploratório mostra
como se deram as interações de uma professora do segundo ano do Ensino Fundamental
de uma escola particular na zona sul do Rio de Janeiro com o brinquedo. O suporte
teórico é construído a partir das interseções dos conceitos chave encontrados no
Design em Situações de Ensino-Aprendizagem com a prática do desenvolvimento
do Inventação em consonância com seu uso no ambiente escolar, situados nos
escritos de Edwards, Forman e Gandini da escola Reggio Children em Reggio
Emilia na Itália, de Cope e Kalantzis sobre multiliteracia, de David Kolb sobre
aprendizagem com base na experiência e de Couto sobre interdisciplinaridade
e Design em Situações de Ensino-Aprendizagem. As reflexões geradas por este
trabalho dizem respeito às interações entre professores e alunos na sala de aula e
a possibilidade da inserção de novos recursos pedagógicos no dia a dia do espaço
escolar. O estudo produzido por esta dissertação vai além do brinquedo Inventação
e as relações criadas em sala de aula, ele aprofunda nas possíveis trocas entre os
campos do Design e da Educação.
|
|||||||||||||
|