Título: | A CONTRIBUIÇÃO DO DESIGN GRÁFICO PARA PROMOVER A PARTICIPAÇÃO CIDADÃ EM REDES SOCIAIS DIGITAIS ATRAVÉS DAS ORGANIZAÇÕES DA SOCIEDADE CIVIL NO MÉXICO | ||||||||||||
Autor: |
MARÍA DEL MAR SANZ ABBUD |
||||||||||||
Colaborador(es): |
REJANE SPITZ - Orientador |
||||||||||||
Catalogação: | 24/MAI/2021 | Língua(s): | ESPANHOL - MEXICO |
||||||||||
Tipo: | TEXTO | Subtipo: |
TESE
![]() |
||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
||||||||||||
Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=52872&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=52872&idi=2 [es] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=52872&idi=4 |
||||||||||||
DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.52872 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
As redes sociais digitais apresentam novas possibilidades de ação dentro do campo do design gráfico. Uma delas é incentivar novas formas de participação cidadã em interesses civis e sociais através das ORGANIZACOES DA SOCIEDADE CIVIL (OSC) no México. O espaço digital,transformou a forma de comunicação em um locus democrático que demanda conceitualizações sintetizadas nos processos de comunicação visual e que, pelas características das redes sociais digitais, permite a hiperconetividade, junto sobre-informação da mídia. As informações competem umas com as outras pela atenção dos usuários graças a rapidez e a indexação dos motores de busca. No caso do facebook, a carga visual impera, devendo provocar ao cidadão com a finalidade de que pare seu tour na rede e enxergue, leia para se sensibilizar, se conscientizar, e, sobre tudo, para ser participante através da interação, primeiro no espaço on-line, com o potencial de participar no espaço off-line, a fim de gerar ações coletivas para a mudança. Sob esta premissa, a presente pesquisa parte de um estudo exploratório de corte qualitativo. Para a exploração foi escolhido /selecionaram as OSC s focadas no tema da segurança publica, particularmente o facebook como rede social digital, e o design gráfico que pressupõe uma ação transformadora na sociedade para um bem comum. Cada um dos atores interpretam um papel, as OSC s geram os conteúdos, o facebook éa mídia e o design gráfico concretiza para comunicar o cidadão. A tese apresenta um olhar de acrônimoque inicia com uma aproximação teórica das OSC s no México, para dar seguimento para a sua conformação histórica entrelaçada com a contribuição do design gráfico, desde o seu material original, permitindo evidenciar o seu papel, valor de identidade cultural neste espaço no país. Assim mesmo, uma revisão teórica é apresentada
sobre as diferentes questões do design gráfico no âmbito social. A partir do marco teórico, uma pesquisa é realizada com um olhar sincrônico, ou melhor, uma fotografia do momento, baseada em entrevistas com uma seleção de organizações da sociedade civil (dedicadas ao tema da segurança publica) e recopilações de imagens publicadas nos perfis do facebook de ditas organizações, durante o período de 2015 - 2016, com o objetivo de realizar um estudo e organizar certas categorias de analise gráficabaseadas nas características da mídia e referenciadas com o mar co teórico. Isto para detectar uma seria de aproximações que contribuem para novas praticas e contextos do design social. Da mesma maneira é questionado se a conexão imagem-cidadã permite criar uma seria de reações para promover a participação cidadã. Nesse trabalho um exercício de observação éapresentado a categorização e analise a fim de estabelecer o potencial do vinculo entre do design gráfico e as OSC s no espaço digital do facebook.
|
|||||||||||||
|