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Título: NADANDO CONTRA A MARÉ: AS PRÁTICAS ESTÉTICO-POLÍTICO-PEDAGÓGICAS DO MAR
Autor: NATALIA PINTO REBOUCAS
Colaborador(es): MARIA CRISTINA MONTEIRO PEREIRA DE CARVALHO - Orientador
Catalogação: 21/MAI/2021 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
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Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=52860&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=52860&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.52860
Resumo:
A presente dissertação tem como objetivo traçar um panorama das práticas estético-político-pedagógicas do Museu de Arte do Rio (MAR) por um viés decolonial. Estas práticas, abordadas como estético-político-pedagógicas, se referem às práticas museais como um todo, ou seja, todas as ações empreendidas pelo museu, desde seus aspectos curatoriais até aquilo que compreende o eixo do setor educativo. Ao tratar de práticas estéticas, o presente trabalho assume a estética como espaço epistemológico, ao definir tais práticas como políticas, ressalta o papel crítico e ativista da arte e da educação e, ao interpretar tais práticas como pedagógicas, concebe o museu como um espaço de educação não formal. A investigação teve como metodologia a análise bibliográfica e documental do material produzido pelo museu ou relativo a ele. A partir do panorama traçado, é possível verificar que este museu nada contra a maré porque encontra brechas em um projeto hegemônico, realizando um projeto que pode ser percebido em alguns aspectos como a prática de uma pedagogia decolonial, uma vez que manifesta alternativas ao projeto modernidade/ colonialidade, à história oficial da cidade do Rio de Janeiro e às formas tradicionais de construção de conhecimento.
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