Logo PUC-Rio Logo Maxwell
ETDs @PUC-Rio
Estatística
Título: O FORWARD PREMIUM PUZZLE NAS MOEDAS DOS PAÍSES EMERGENTES: UMA ANÁLISE BASEADA NO APRENDIZADO ECONOMÉTRICO
Autor: BARBARA ROCHA GONZAGA
Colaborador(es): MARCELO CABUS KLOTZLE - Orientador
Catalogação: 20/MAI/2021 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=52820&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=52820&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.52820
Resumo:
O forward premium puzzle é um dos puzzles mais notáveis no mercado cambial. Seus estudos tiveram início na primeira metade da década de 1980 e desde então diversas metodologias, ao longo dos anos, foram elaboradas e utilizadas para tentar explicar a sua ocorrência. Entretanto, apesar dos esforços dos pesquisadores, ainda não há uma solução inequívoca. O objetivo desta dissertação é analisar esta anomalia no contexto macroeconômico dos países emergentes, considerando-se a abordagem das expectativas não-racionais dos agentes. Para isso, foram aplicadas técnicas de aprendizado econométrico, conforme as metodologias propostas por Chakraborty e Evans (2008) e Reed (2019). Segundo estas, as expectativas dos agentes acerca da taxa de câmbio spot futura, são modeladas de acordo com algoritmos de aprendizado e se mantêm próximas à solução de expectativas racionais, porém com desvios gerados por erros de previsão passados. Os resultados alcançados corroboram aqueles encontrados na literatura relacionada, demonstrando que o aprendizado econométrico pode fornecer uma explicação para o forward premium puzzle também quando se considera a taxa cambial das moedas dos países emergentes frente ao Dólar americano, tanto para o modelo com um único estado quanto para o modelo com dois estados. As simulações realizadas reproduzem as principais características empíricas encontradas na amostra analisada e exprimem a importância da persistência dos fundamentos monetários para explicar o viés negativo no coeficiente do forward premium.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF