Título: | UMA ANÁLISE HERMENÊUTICA ACERCA DO PRECONCEITO E DO DIÁLOGO NA EDUCAÇÃO | ||||||||||||
Autor: |
ADRIANA MARIA RIBEIRO GIL FERREIRA |
||||||||||||
Colaborador(es): |
RALPH INGS BANNELL - Orientador |
||||||||||||
Catalogação: | 03/MAI/2021 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
||||||||||
Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
||||||||||||
Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=52525&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=52525&idi=2 |
||||||||||||
DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.52525 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
O presente trabalho se situa no campo da Filosofia da Educação e tem como tema norteador as contribuições que o pensamento hermenêutico pode oferecer para os debates acerca do preconceito e do diálogo nos processos de formação humana. Acreditamos que o modo como Hans-Georg Gadamer apresenta a formação do horizonte compreensivo dos indivíduos e sua possibilidade de expansão e transformação representa uma virada no modo como temos entendido o papel dos preconceitos desde a Aufklarung. Nesse sentido, buscamos apresentar nesse trabalho como esse modo de considerar os preconceitos, que são inerentes à compreensão humana, pode nos fornecer uma base mais sólida para uma formação que privilegie o diálogo e a abertura entre os indivíduos em seu constante processo de formação.
|
|||||||||||||
|