Título: | DESIGN COMO INTERFACE DE COMUNICAÇÃO PARA AMBIENTES DE APRENDIZADO MEDIADOS PELA INTERNET | ||||||||||||||||||||||||||||
Autor: |
CRISTINA PORTUGAL |
||||||||||||||||||||||||||||
Colaborador(es): |
RITA MARIA DE SOUZA COUTO - Orientador GILDA HELENA BERNARDINO DE CAMPOS - Coorientador |
||||||||||||||||||||||||||||
Catalogação: | 04/AGO/2004 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
||||||||||||||||||||||||||
Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||||||||||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
||||||||||||||||||||||||||||
Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=5248&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=5248&idi=2 |
||||||||||||||||||||||||||||
DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.5248 | ||||||||||||||||||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||||||||||||||||||
Este estudo pretende disponibilizar diretrizes para uma
linha de trabalho conjunto entre as áreas de estudo do
Design, da Interação Humano-Computador (IHC) e da
Pedagogia. A carência de pesquisas que envolvam estas três
áreas revela a falta de critérios adequadamente definidos
para a construção de suportes educacionais a distância.
Esta investigação analisa a atuação do designer como
potencializador da informação e da comunicação nos
ambientes de aprendizagem mediados pela internet. Nos
estudos realizados na presente dissertação, problemas de
comunicação e de informação foram considerados fatores
essenciais na configuração de ambientes educacionais. Esta
investigação trouxe à tona a necessidade de se considerar o
uso de ferramentas de Design na configuração de ambientes
para educação a distância, principalmente neste momento em
que a tecnologia da informação está transformando
sensivelmente o entorno e as relações sociais dos
indivíduos. A presente pesquisa apresenta um Guia para a
análise do Design de Interface com o objetivo de testar
aspectos de usabilidade em ambiente de aprendizagem a
distância, à luz do Design, da IHC e da Pedagogia Com tais
procedimentos visa-se o desenvolvimento de interfaces
centradas no usuário e a melhoria dos padrões de ambientes
educacionais, tornando o aprendizado a distância mais
produtivo e interativo. Para a validação do guia, objeto da
presente dissertação, foi utilizado o ambiente Oficina
Projeto Didático, que é oferecida pela CCEAD, Coordenação
Central de Educação a Distância da PUC-Rio. Este, utiliza o
LMS (Learning Management System)denominado Aulanet.
|
|||||||||||||||||||||||||||||
|