Logo PUC-Rio Logo Maxwell
ETDs @PUC-Rio
Título: DESIGN COMO INTERFACE DE COMUNICAÇÃO PARA AMBIENTES DE APRENDIZADO MEDIADOS PELA INTERNET
Autor: CRISTINA PORTUGAL
Colaborador(es): RITA MARIA DE SOUZA COUTO - Orientador
GILDA HELENA BERNARDINO DE CAMPOS - Coorientador
Catalogação: 04/AGO/2004 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=5248&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=5248&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.5248
Resumo:
Este estudo pretende disponibilizar diretrizes para uma linha de trabalho conjunto entre as áreas de estudo do Design, da Interação Humano-Computador (IHC) e da Pedagogia. A carência de pesquisas que envolvam estas três áreas revela a falta de critérios adequadamente definidos para a construção de suportes educacionais a distância. Esta investigação analisa a atuação do designer como potencializador da informação e da comunicação nos ambientes de aprendizagem mediados pela internet. Nos estudos realizados na presente dissertação, problemas de comunicação e de informação foram considerados fatores essenciais na configuração de ambientes educacionais. Esta investigação trouxe à tona a necessidade de se considerar o uso de ferramentas de Design na configuração de ambientes para educação a distância, principalmente neste momento em que a tecnologia da informação está transformando sensivelmente o entorno e as relações sociais dos indivíduos. A presente pesquisa apresenta um Guia para a análise do Design de Interface com o objetivo de testar aspectos de usabilidade em ambiente de aprendizagem a distância, à luz do Design, da IHC e da Pedagogia Com tais procedimentos visa-se o desenvolvimento de interfaces centradas no usuário e a melhoria dos padrões de ambientes educacionais, tornando o aprendizado a distância mais produtivo e interativo. Para a validação do guia, objeto da presente dissertação, foi utilizado o ambiente Oficina Projeto Didático, que é oferecida pela CCEAD, Coordenação Central de Educação a Distância da PUC-Rio. Este, utiliza o LMS (Learning Management System)denominado Aulanet.
Descrição: Arquivo:   
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS PDF      
INTRODUÇÃO E CAPÍTULO 1 PDF      
CAPÍTULO 2 PDF      
CAPÍTULO 3 E CONSIDERAÇÕES FINAIS PDF      
BIBLIOGRAFIA PDF