Título: | RESOLVENDO UM PROBLEMA DE LOCALIZAÇÃO DE EXAME DE ADMISSÃO EM UNIVERSIDADE: UMA APLICAÇÃO NO BRASIL | ||||||||||||
Autor: |
THIAGO EDMAR DE OLIVEIRA |
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Colaborador(es): |
RAFAEL MARTINELLI PINTO - Orientador BRUNO MILANEZ - Coorientador |
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Catalogação: | 29/ABR/2021 | Língua(s): | INGLÊS - ESTADOS UNIDOS |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=52465&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=52465&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.52465 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
Este trabalho apresenta uma metodologia a fim de reduzir o deslocamento de candidatos em dias de prova em um exame de admissão de uma universidade no Brasil. O exame possui diferentes tipos de prova de acordo com a série do candidato e cada local de prova pode ofertar apenas um tipo de exame. A partir da teoria de localização de instalações, desenvolveu-se um modelo matemático de programação inteira para alocar candidatos de forma ótima considerando a distância entre eles e os vários locais de prova existentes.
Foram realizados diversos testes com os dados de exames já aplicados, o que mostrou uma redução no deslocamento total superior a 30 porcento. Em seguida, a metodologia foi aplicada diretamente no mais recente exame de admissão da instituição, que conta com mais de 34 mil candidatos distribuídos por
70 locais de prova em 5 cidades, com a proporção de candidatos aptos a se locomoverem a pé sendo 4 vezes maior quando comparada com alocações utilizadas em anos anteriores.
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