Logo PUC-Rio Logo Maxwell
ETDs @PUC-Rio
Título: O MOVIMENTO ESTUDANTIL NA UFRURALRJ: MEMÓRIAS E EXEMPLARIDADE
Autor: LUCILIA LINO DE PAULA
Colaborador(es): ZAIA BRANDAO - Orientador
Catalogação: 30/JUL/2004 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=5235&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=5235&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.5235
Resumo:
Esta pesquisa tem como objeto o movimento estudantil organizado da UFRuralRJ, dirigido pelo DCE, nos últimos vinte e cinco anos. Esta investigação teve como material empírico os depoimentos coletados sobre a forma de entrevistas, com ex-estudantes que ocuparam posições de liderança no movimento estudantil no período estudado e exerceram cargos de direção no DCE. Dessa forma buscou-se reconstruir a memória social desse movimento, baseada no relato dos estudantes que rememoram e reinterpretam suas vivências e experiências. O estudo analisou o significado atribuído pelos militantes à sua atuação política e sua influência na formação acadêmica e profissional, destacando a importância dessa atuação no conjunto de sua experiência de vida e na sua concepção de sociedade. O movimento estudantil é investigado como uma instância de formação política e acadêmica privilegiada na aquisição do habitus universitário, e como integrante de uma estratégia de distinção no interior da instituição. A origem social e a trajetória escolar desponta como influência importante na disposição do estudante de ingressar no movimento estudantil, reforçada pela intensa convivência no campus. O processo de construção das representações e modos de vida dos estudantes universitários investigados aponta para a centralidade do movimento estudantil nestas trajetórias.
Descrição: Arquivo:   
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO, ÍNDICE, EPÍGRAFE PDF      
CAPÍTULO 1 PDF      
CAPÍTULO 2 PDF      
CAPÍTULO 3 PDF      
CAPÍTULO 4 PDF      
CAPÍTULO 5 PDF      
CAPÍTULO 6 PDF      
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS, GLOSSÁRIO PDF