Título: | OTIMIZAÇÃO LOGÍSTICA DE MANUTENÇÃO BASEADA NO PLANEJAMENTO DE DISTRIBUIÇÃO DE MATERIAIS EM UMA MALHA FERROVIÁRIA | ||||||||||||
Autor: |
HUGO COSTA CAMPBEL |
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Colaborador(es): |
RAFAEL MARTINELLI PINTO - Orientador EDUARDO PESTANA DE AGUIAR - Coorientador |
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Catalogação: | 20/ABR/2021 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=52313&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=52313&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.52313 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
O uso de ferramentas de otimização destaca-se como um relevante diferencial
para as empresas no que tange a otimização de processos e melhoria de
sistemas e performances. Neste contexto, a busca por modelos de programação
simples e eficazes para a resolução dos problemas contribuem para adaptação
de modelos existentes a fim de atender a esta crescente demanda. Atualmente,
o setor de transporte ferroviário busca otimização de seus processos com o objetivo
de aumentar sua competitividade e eficiência frente ao transporte realizado
por rodovia. Este estudo, focado na melhoria de processos do setor ferroviário,
tem como objetivo realizar o planejamento da distribuição de materiais de
manutenção em uma malha ferroviária com o menor custo operacional viável.
Para isto, o problema é modelado como um problema de programação inteira
mista e busca tornar o processo mais eficiente, com redução de desperdícios e
otimização dos recursos. Os resultados obtidos foram comparados ao processo
atual de distribuição a fim de medir os ganhos em processo e em redução de
custos e recursos. O modelo se mostrou eficiente em tempo e qualidade de
solução quando comparado com o atual, apresentando uma redução de 20 por cento a
26 por cento nos custos totais de distribuição, variando de acordo com o almoxarifado
analisado. Além disso, o estudo também mostrou uma redução no custo de
distribuição para todas as localidades testadas, sendo que, quanto menor a
distância destes locais ao almoxarifado, maior a redução dos custos logísticos
relacionados.
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