Título: | DESIGN NA INCLUSÃO SOCIAL DE JOVENS DE COMUNIDADES: O ESPAÇO LILD COMO EXPERIÊNCIA TRANSFORMADORA NA UNIVERSIDADE | ||||||||||||
Autor: |
MARINA LEMETTE MOREIRA |
||||||||||||
Colaborador(es): |
JOSE LUIZ MENDES RIPPER - Orientador |
||||||||||||
Catalogação: | 08/ABR/2021 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
||||||||||
Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
||||||||||||
Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=52117&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=52117&idi=2 |
||||||||||||
DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.52117 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
Este trabalho é o resultado de uma investigação das experiências e trocas entre o jovem oriundo de comunidades de baixa renda e o ambiente universitário. Partindo de questões relativas à interdisciplinaridade, no Laboratório de Investigação em Livre Desenho (LILD) /Núcleo de Estudo e Ação Sobre o Menor (NEAM). O Design é usado como ferramenta de abordagem das questões complexas e oportunidades derivadas da relação jovem com a universidade circunscrevendo uma tríade entre Design interdisciplinaridade e complexidades. A coleta de dados se deu através de entrevistas dos jovens envolvidos em parceria com o Núcleo de Estudo e Ação Sobre o Menor (NEAM) e o Laboratório de Investigação em Livre Desenho (LILD). É o Laboratório de Investigação em Livre Desenho que vem formando corpo no próprio envolvimento do professor e do jovem, o que faz a diferença para todos os envolvidos, onde o desenvolvimento está para o olhar e um objetivo concreto e que se transforma em diferentes escalas: vegetal, animal e biológica, vivendo assim, as suas próprias ações, tempos diferenças, nas escolhas do próprio caminho, uma aventura a que se dá através da mistura curiosidade dos saberes e fazeres.
|
|||||||||||||
|