Título: | BAILES SOUL, DITADURA E VIOLÊNCIA NOS SUBÚRBIOS CARIOCAS NA DÉCADA DE 1970 | ||||||||||||
Autor: |
LUCAS PEDRETTI LIMA |
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Colaborador(es): |
LARISSA ROSA CORREA - Orientador |
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Catalogação: | 08/ABR/2021 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=52100&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=52100&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.52100 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
Esta dissertação tem por objetivo analisar a experiência dos frequentadores
e organizadores dos bailes de música soul na década de 1970 nos subúrbios do
Rio de Janeiro. O fenômeno dos bailes se iniciou em fins dos anos sessenta, e ao
longo da década seguinte se tornou a principal forma de lazer de centenas de
milhares de jovens negros. Inseridos num quadro de circulação de influências que
passavam pelo movimento Black Power no Estados Unidos da América e pelas
lutas de independência de diversos países africanos, aqueles jovens se
reapropriaram das referências culturais e políticas a que tinham acesso e ajudaram
a alterar, junto ao nascente movimento negro contemporâneo, a forma pela qual se
discutia o racismo e as relações raciais no país. A ditadura iniciada em 1964, que
mantinha o mito da democracia racial como importante pilar ideológico, logo
conferiu aos bailes o status de ameaça à segurança nacional. Assim, analisar o
fenômeno nos ajuda a compreender como o regime encarava o questionamento a
esse mito. Mas para além da possível ameaça política representada pelos blacks
para a ditadura, o caso dos bailes nos permite inscrever a violência ditatorial em
uma temporalidade mais larga. Ou seja, observá-la a partir da perspectiva na qual
o controle social das parcelas mais subalternizadas da sociedade – as classes
perigosas – é encarado como objetivo fundamental do Estado e suas instituições
– especialmente as do sistema penal.
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