Logo PUC-Rio Logo Maxwell
ETDs @PUC-Rio
Estatística
Título: ESCOLA E CIDADE: DISCURSOS SOBRE A MASSIFICAÇÃO DA ESCOLA BÁSICA E A SEGREGAÇÃO URBANA
Autor: ROBERTO MEDEIROS NEVES
Colaborador(es): MARCELO TADEU BAUMANN BURGOS - Orientador
Catalogação: 07/ABR/2021 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=52082&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=52082&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.52082
Resumo:
Esta dissertação procura analisara relação entre o arranjo espacial das grandes cidades e a escolarização dos jovens. Nesse sentido, busca compreender melhor os efeitos dos processos que permeiam a configuração socioespacial urbana sobre a socialização das crianças e jovens na escola. Passando pelas primeiras formas de moradias populares urbanas surgidas na Inglaterra até as novas formas de segregação urbana em que estão inseridas as cidades metropolitanas brasileiras, esse trabalho buscou discutir os fenômenos urbanos que alteram a organização espacial e as consequências produzidas no espaço urbano brasileiro contemporâneo. Buscando um melhor entendimento sobre a especificidade do caso brasileiro, esse trabalho procura dissertar a respeito dos processos históricos e sociais que estruturam o projeto de cidade no Brasil. Assim como, tem a pretensão de examinar os movimentos e dinâmicas sociais e históricas que alteram o formato, o modelo, o objetivo, o publico, e o entendimento social a respeito do processo educativo no país.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF