Título: | MEMÓRIAS AUTOBIOGRÁFICAS E IMAGINAÇÃO: UM ESTUDO DE REGULAÇÃO EMOCIONAL E RECONSOLIDAÇÃO | ||||||||||||
Autor: |
JOANA SANTOS PRA BALDI |
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Colaborador(es): |
DANIEL CORREA MOGRABI - Orientador |
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Catalogação: | 17/MAR/2021 | Língua(s): | INGLÊS - ESTADOS UNIDOS |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||
Notas: |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=51887&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=51887&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.51887 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
A presente dissertação tem como objetivo explorar a conexão entre
memórias autobiográficas (MA) e imagética mental (IM) através de uma revisão
sistemática e um estudo empírico. A presente revisão investiga o papel da AM e
MI como procedimentos de indução de humor (PIH). Os resultados em geral
sugerem que uma variedade de pistas tem sido usada para evocar MA ou IM.
Verificou-se também que poucos estudos relataram resultados estatísticos sobre a
eficácia dos métodos, controle dos efeitos de demanda ou empregaram medidas
fisiológicas da emoção. Recomenda-se um trabalho adicional para investigar as
implicações dessas questões metodológicas. O estudo empírico explorou os
efeitos das tarefas IM (positivo ou neutro) sobre a MA de adultos jovens
saudáveis. Na Sessão 1, os participantes se lembraram de um evento triste.
Dependendo do grupo, eles deveriam imaginar um cenário alternativo positivo ou
neutro para a memória. Duas semanas mais tarde, na Sessão 2, eles tiveram que
completar a mesma tarefa de memória. Os resultados indicam que os PIHs foram
eficazes, com aumentos no humor negativo após a MA triste e melhorias no
humor em ambos os grupos após IM, independentemente do seu conteúdo
emocional. Isso sugere que as IMs podem ser usadas como uma estratégia eficaz
de regulação emocional para o material autobiográfico negativo, e que o conteúdo
emocional das imagens pode não ter um impacto crucial nesse processo, porém
são necessários mais estudos para realizar esta avaliação, explorar diferentes tipos
de memória emocional e estender esse paradigma para populações clínicas.
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