Logo PUC-Rio Logo Maxwell
ETDs @PUC-Rio
Estatística
Título: AMEREIDA: HERANÇA CRIATIVA NA ARBITRAGEM DO DESIGN EM TRAVESÍAS
Autor: SYLVIA IRENE ARRIAGADA CORDERO
Colaborador(es): LUIZ ANTONIO LUZIO COELHO - Orientador
Catalogação: 10/MAR/2021 Língua(s): ESPANHOL - CHILE
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=51789&idi=1
[es] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=51789&idi=4
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.51789
Resumo:
A presente tese estuda os fundamentos das experiências artístico-poéticas desenvolvidas na Escuela PUCV a partir de seus antecedentes e como sua tradição vem renovada nas atuais Travesías da Escuela PUCV. Seu eixo é a Travesía Amereida, uma incursão poética pelo interior do continente americano realizada no ano de 1965, por um grupo de seus professores, entre eles o poeta que lhe deu forma e sentido, Godofredo Iommi, e outros tantos convidados artistas, filósofos e poetas, europeus e americanos. São também estudadas outras experiências que a precederam e que correspondem a viagens e atos poéticos, também originados por Iommi a partir dos quais se pôde estabelecer noções poéticas que pertencem a uma tradição renovada presente ainda na geração das atuais Travesías da Escuela PUCV, neste caso, a partir da habilitação de Design. Este fato enseja o estudo dos fundamentos teóricos e poéticos desta visão enraizada na viagem e nos atos poéticos coletivos. Desta forma, através de fontes documentais inéditas, constituídas de relatos e correspondência do poeta Godofredo Iommi, além de suas produções de textos teóricos e poéticos - como documentos resultantes de suas experiências - buscou-se apresentar sua interpretação, análise e as noções poéticas de um acionamento de viagens e atos poéticos contidos nas atuais Travesías. As Travesías da Escuela PUCV acontecem em âmbito coletivo das oficinas de Design gráfico, Desenho industrial e Arquitetura e, dependendo do motivo que lhes dá curso, isoladamente ou no conjunto, podem ou não reunir-se a partir da origem poética ou bem desde a geração de suas obras, cujo centro é definido ano a ano e a cada vez. Já lá vão mais de duzentas, em que se renova a experiência da atividade que dá extensão à palavra poética. Demonstra-se aqui que as atuais travesías são um agente orientador através da produção de conteúdos poéticos que potencializam o desenvolvimento de experiências capazes de construir um pensamento singular para o Design em relação ao continente americano. Por tal razão, apresentam-se no capítulo final as noções poéticas que ainda permanecem nas Travesías, posto que se trata de dar consistência teórica a partir de una prática que tem cuidado de sua origem artística e sua fidelidade à palavra poética com respeito a uma visão do continente sul-americano.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF