Logo PUC-Rio Logo Maxwell
ETDs @PUC-Rio
Estatística
Título: DIMENSÕES CONCEITUAIS NO DESIGN DE PRODUTOS COM A INTENÇÃO DE PROMOVER MUDANÇAS COMPORTAMENTAIS EM PESSOAS
Autor: ARIEL DE JESUS MENDEZ BRINDIS
Colaborador(es): CLAUDIA RENATA MONT ALVAO BASTOS RODRIGUES - Orientador
Catalogação: 09/MAR/2021 Língua(s): ESPANHOL - MEXICO
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=51781&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=51781&idi=2
[es] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=51781&idi=4
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.51781
Resumo:
Esta tese aborda o tema do design persuasivo. É o resultado de uma investigação motivada para tentar entender os campos dimensionais ou categorias de análise que influem e determinam as mudanças de comportamento das pessoas através do uso de produtos de design. Com o objetivo de identificar as categorias de análise que promovem mudanças de comportamento partiu-se de uma visão transdisciplinar, entendendo que somente através desta visão é possível a completa compressão das distintas dimensões consideradas pelo modelo da conduta humana. A postura adotada reconhece a conduta como resultado de forças endógenas ao indivíduo que promovem sua intencionalidade e forças exógenas que a determinam. Esta tese tenta responder a pregunta: Quais são as dimensões conceituais no design de produtos que persuadem as pessoas de forma a gerar uma mudança em seu comportamento? A hipótese proposta define a existência de fatores externos ao projeto de produtos que influem de maneira determinante para o sucesso de uma mudança de comportamento das pessoas através do uso de produtos de design. Esses fatores externos são definidos como dimensões conceptuais que devem ser levadas em conta durante o processo de design. Como parte a pesquisa se reconhece o método da Teoria Fundamentada como aquela que resulta ser a mais adequada para estudar um fenómeno particular e poder, a partir da geração de categorias, explica-lo de maneira convincente e racional. O objeto desse estudo é o fenómeno através do qual um objeto de design contribui para promoção de uma mudança de conduta. Através de um recorte na investigação foi possível controlar o objeto de estudo focando-se ao uso da bicicleta como transporte, onde se identificou a bicicleta como objeto de design e como de transporte na Cidade de México (CDMX) como situação singular ou fenómeno. Foram realizadas entrevistas com usuários do produto e a partir da interação na identificação de categorias de analise foi possível chegar a uma síntese das dimensões que conformam o modelo de modelo de design persuasivo proposto. Estes fatores foram identificados em campos dimensionais do usuário e no contexto, respectivamente, além daqueles próprios ao produto. O resultado da pesquisa e seu aporte a disciplina centra-se em um modelo de design persuasivo que contempla e contém as distintas categorias de análise envolvidas pelo ‘projeto com intenção’. Finalmente, com o modelo de design persuasivo proposto ratificase a hipótese de que existem fatores externos (categorias de análises) ao produto de design que determinam a intencionalidade de uma mudança de comportamento nos indivíduos. O aporte dos achados a disciplina baseia-se na possibilidade de empregar o modelo proposto com carácter projetual para guiar a pesquisa sobre o usuário e o contexto em projetos de design persuasivo. A tese contribui ainda com um guia de aplicação do modelo de design persuasivo visando facilitar sua utilização durante o processo projetual.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF