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Estatística
Título: DESENVOLVIMENTO DE UMA PONTE DOBRÁVEL DE BAMBU DE RÁPIDA MONTAGEM PARA SITUAÇÕES EMERGENCIAIS
Autor: MARCELO FONSECA BETZ
Colaborador(es): DANIEL CARLOS TAISSUM CARDOSO - Orientador
LUCAS ALVES RIPPER - Coorientador
KENT ALEXANDER HARRIES - Coorientador
Catalogação: 09/MAR/2021 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
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Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=51770&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=51770&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.51770
Resumo:
Pontes transportáveis para uso em caso de desastres naturais são geralmente estruturas pesadas, com altos custos de fabricação e exigem mão de obra qualificada para montagem, limitando o alcance de seu uso, especialmente em locais carentes de recursos. Dessa forma, este trabalho tem como objetivo desenvolver uma solução de ponte dobrável leve, fácil de construir, transportar e montar, sendo feita, principalmente, de bambu, um material com elevada relação resistência/peso e sustentável. O trabalho discute aspectos relevantes sobre o comportamento de estruturas pantográficas existentes, bem como sobre as principais características mecânicas e físicas do bambu, especificamente da espécie Guadua Angustifolia Kunth utilizada na pesquisa. Em uma primeira etapa, a fim de se avaliar a viabilidade do material escolhido, um programa experimental incluindo ensaios de flexão, fluência e dois diferentes tipos de ensaios de compressão foi conduzido. Ensaios feitos após ciclos de imersão e secagem com o intuito de avaliar o efeito de chuvas reincidentes sobre o material também foram realizados. Ensaios para determinação de coeficiente de atrito entre cordas de nylon e o bambu também foram realizados para estabelecer parâmetros adequados para avaliação da resistência das ligações amarradas. Num segundo estágio, o projeto da estrutura é apresentado e discutido, destacando o comportamento das ligações nas fases de desdobramento, protensão e final. Por fim, análises estruturais estáticas e dinâmicas foram realizadas com auxílio de modelos computacionais para as diferentes fases de montagem, apontando para a viabilidade da ponte proposta.
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