Título: | DA GAROTA DE IPANEMA AO MENINO DO RIO: UM ESTUDO DE SIGNOS VISUAIS CARIOCAS | |||||||
Autor: |
ISABELLA VICENTE PERROTTA |
|||||||
Colaborador(es): |
GUSTAVO AMARANTE BOMFIM - Orientador |
|||||||
Catalogação: | 08/JUL/2004 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
|||||
Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | |||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
|||||||
Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=5160&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=5160&idi=2 |
|||||||
DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.5160 | |||||||
Resumo: | ||||||||
Faz-se necessário investigar a relação do modo de ser do
carioca com a produção
visual da cidade, seja pelo design vernacular, seja pela
sua absorção pelo
design formal. Nesta dissertação, depois de uma pesquisa
histórico-descritiva sobre
as principais manifestações culturais na história da cidade
do Rio de Janeiro, partimos
da praia de Ipanema, um dos seus ícones, no recorte
temporal em que esteve
em maior evidência na mídia as décadas de 1960 e 70
observando o comportamento
de seus freqüentadores, através de fotos, reportagens e
fimes de época, literatura
e relatos pessoais, para finalmente analisar a transposição
dessas atitudes em
formas e aparências.
|
||||||||