Logo PUC-Rio Logo Maxwell
ETDs @PUC-Rio
Estatística
Título: ESTRUTURA DE MODELO DE REFERÊNCIA PARA SALES AND OPERATIONS PLANNING E INTEGRATED BUSINESS PLANNING
Autor: BRUNO CHAME RODRIGUES LINS
Colaborador(es): LUIZ FELIPE RORIS RODRIGUEZ SCAVARDA DO CARMO - Orientador
BERND HELLINGRATH - Coorientador
Catalogação: 04/FEV/2021 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=51431&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=51431&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.51431
Resumo:
Sales and Operations Planning (SeOP), também chamado de Integrated Business Planning (IBP), é um processo de negócios que integra os planejamentos dos setores de uma empresa de forma a balancear a oferta e a demanda por produtos em um horizonte de planejamento de médio prazo, apoiando assim a integração horizontal da empresa. O S(e)OP/IBP serve também de ponte entre os planejamentos estratégico e operacional, apoiando assim a integração vertical da empresa. Apesar de esse processo ter adquirido um papel de destaque na área de gestão da cadeia de suprimentos, os benefícios esperados ainda não foram totalmente obtidos, na prática, pela indústria. Além disso, a literatura indica a necessidade de uma caracterização completa do processo e que um modelo de referência beneficiaria os usuários do processo. Visando endereçar tais carências, esta dissertação elabora uma estrutura de modelo de referência preliminar para o processo de S(e)OP/IBP, com base em trabalhos acadêmicos, white papers escritos por praticantes, um estudo de caso em uma indústria química do Brasil e a aplicação de grupos focais e painel de especialistas em S(e)OP/IBP. Este trabalho contribui com um estudo empírico no tema, além de oferecer uma estrutura de modelo de referência preliminar, avaliada por praticantes de S(e)OP/IBP, que pode ser usada como inspiração para empresas que desejam desenhar ou melhorar seu processo e por acadêmicos em pesquisas futuras com o intuito de aprimorá-lo. Ademais, são apresentados 13 pontos de atenção a serem avaliados pelos praticantes, a fim de amenizar os impactos das diferenças entre contextos.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF