Logo PUC-Rio Logo Maxwell
ETDs @PUC-Rio
Estatística
Título: EXPERIÊNCIA VITAL E FILOSOFIA PLATÔNICA
Autor: MARCUS REIS PINHEIRO
Colaborador(es): MAURA IGLESIAS - Orientador
Catalogação: 05/JUL/2004 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=5135&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=5135&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.5135
Resumo:
Esta tese defende que é através de uma experiência vital que, em Platão, se efetiva uma compreensão filosófica. Trata-se de sublinhar os aspectos pessoais e profundos da vivência filosófica para apresentar a idéia de que, em Platão, a filosofia é uma experiência que, mesmo sendo estritamente racional, perpassa a totalidade da alma humana. A tese estrutura-se em quatro capítulos. O primeiro e o segundo salientam o aspecto psicagógico da filosofia, analisando a relação de Platão com a poesia grega (cap. 1) e a retórica (cap.2). No primeiro capítulo afirma-se que, mesmo com todas as críticas que Platão apresenta contra a poesia, ele ainda reserva um aspecto essencial desta, a psicagogia (condução da alma), como parte constituinte da filosofia. O segundo capítulo defende que há um aspecto da retórica - também a psicagogia - que deve estar presente na filosofia para que esta inscreva o conhecimento na alma do aprendiz. O terceiro capítulo analisa as críticas de Platão à palavra escrita, presentes na Carta VII e no Fedro. Defende-se que a filosofia depende de um processo pessoal que não está garantido ao ser descrito por palavras: precisa, antes, ser vivido por uma experiência vital para tornar-se vivo naquele que sabe. Por fim, o quarto capítulo apresenta a noção de dialética na República como uma conversão. A noção de conversão corrobora esta tese, pois afirma que o processo racional filosófico pretende uma transformação pessoal e profunda do aprendiz de filosofia.
Descrição: Arquivo:   
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT E SUMÁRIO PDF    
INTRODUÇÃO PDF    
CAPÍTULO 1 PDF    
CAPÍTULO 2 PDF    
CAPÍTULO 3 PDF    
CAPÍTULO 4 PDF    
CONCLUSÃO PDF    
BIBLIOGRAFIA PDF