Título: | O IMPACTO DA CONFIANÇA E DO CONTRATO NA INOVAÇÃO E NA SATISFAÇÃO COM O RELACIONAMENTO EM COLABORAÇÕES ORGANIZACIONAIS ENTRE COMPRADOR E FORNECEDOR | ||||||||||||
Autor: |
CRISTIANE CUPELLO |
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Colaborador(es): |
RENATA PEREGRINO DE BRITO - Orientador |
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Catalogação: | 30/DEZ/2020 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||
Notas: |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=51084&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=51084&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.51084 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
A relação comprador-fornecedor em contexto colaborativo tem sido amplamente investigada pela comunidade acadêmica. Em um ambiente de grandes incertezas, colaborar para inovar tem sido uma alternativa importante para empresas. Observando relações colaborativas entre o comprador e o fornecedor, este estudo teve como objetivos avaliar os impactos da confiança e do contrato sobre a inovação e a satisfação com o relacionamento, separadamente. Para tanto, foi utilizada uma amostra de 54 empresas brasileiras, fornecedoras de uma empresa de engenharia situada no Rio de Janeiro. Foi empregada uma abordagem quantitativa com método survey, para posterior análise via regressão múltipla. Os resultados do estudo demonstraram que a confiança influencia positivamente a inovação e a satisfação com o relacionamento e que o contrato influencia negativamente a inovação e a satisfação com o relacionamento. Contribuições acadêmicas e implicações gerenciais foram elaboradas, assim como limitações e sugestões para futuras pesquisas.
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