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Título: AMPLIAÇÃO DO TEMPO ESCOLAR E O PROGRAMA EXPERIMENTAL DE EDUCAÇÃO INTEGRAL DO MUNICÍPIO DE CORUMBÁ/MS- (2009-2015)
Autor: GILSON LIMA DOMINGOS
Colaborador(es): PATRICIA COELHO DA COSTA - Orientador
Catalogação: 29/DEZ/2020 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
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Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=51069&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=51069&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.51069
Resumo:
O presente estudo tem por objetivo analisar a implantação e implementação do Programa Experimental de Educação Integral de Corumbá no Mato Grosso do Sul, entre os anos de 2009 a 2015 que visou a ampliação da jornada escolar com uma nova organização curricular, em três escolas urbanas e uma rural. Para entender esse processo adotamos a metodologia qualitativa com análises de fontes bibliográficas, documentais e orais. Fizemos uma abordagem histórica acerca da educação integral em tempo integral para compreender a política em nível local. Para tanto, apresentamos as diferentes matrizes filosófica, ideológica e política do conceito de educação integral que emergiram no Brasil no início do século XX, e as principais experiências de tempo integral praticadas pelo país. Analisamos a legislação e as discussões atuais sobre a temática e as principais referências teóricas sobre o tema. Para compreender a experiência local, analisamos os documentos e textos que versaram a respeito da política de educação integral do município. Também fizemos entrevistas semiestruturadas com diretores, coordenadores e professores. Três modelos nortearam de forma direta o programa de Corumbá: o Programa Mais Educação, o Ginásio Carioca e a Escola da Ponte. Concluímos que as escolas tiveram dificuldades em entender e colocar em prática o que foi prescrito, por outro lado procuram, cada uma à sua maneira, aumentar o tempo diário e as atividades escolares. Por isso, configurou-se numa proposta de educação integral em tempo integral em construção. E devido a sua configuração, marcada pelo baixo investimento do poder público e localização das escolas, corre o risco de não ser expandida para outras unidades da rede de ensino.
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