Título: | ENSINO MÉDIO EM TEMPO INTEGRAL NO CEARÁ: UM ESTUDO LONGITUDINAL SOBRE O EFEITO DAS ESCOLAS EEEP | ||||||||||||
Autor: |
MARIANA CALIFE NOBREGA SOARES |
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Colaborador(es): |
ALICIA MARIA CATALANO DE BONAMINO - Orientador |
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Catalogação: | 28/DEZ/2020 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=51031&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=51031&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.51031 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
tese – Ensino Médio em Tempo Integral no Ceará: Um estudo longitudinal sobre o efeito das escolas EEEP – teve por objetivo desenvolver um estudo sobre valor agregado de escolas cearenses de ensino médio, em tempo integral. Para isso, utilizou dados de avaliações do SPAECE, realizadas no período de 2008 a 2011. Nesse intervalo de quatro anos, foi possível realizar um recorte longitudinal, pois foram avaliados o nono EF em 2008, o primeiro EM em 2009, o segundo EM em 2010 e o terceiro EM em 2011. A escolha dessa amostra resultou em mais de 40 mil casos e gerou dados longitudinais apropriados para medir o efeito-escola, permitindo investigar o impacto das escolas na aprendizagem dos alunos. A existência de dados longitudinais permitiu evidenciar que os resultados dos alunos estão relacionados às experiências adquiridas ao longo do Ensino Médio. O efeito-escola atestado foi medido com o auxílio de modelos hierárquicos de regressão – modelos de trajetória, considerando a estruturação temporal e a estrutura multinível dos dados educacionais coletados.
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