Logo PUC-Rio Logo Maxwell
ETDs @PUC-Rio
Estatística
Título: ESTRUTURA E LIMINARIDADE: UM ESTUDO SOBRE A FOFOCA NO BRASIL
Autor: ISLA ANTONELLO TERRANA DE M B BRITO
Colaborador(es): ROBERTO AUGUSTO DAMATTA - Orientador
Catalogação: 23/DEZ/2020 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=51001&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=51001&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.51001
Resumo:
A presente Tese aborda a fofoca como fenômeno comunicativo, investigando, em específico, seu significado social e cultural no Brasil. A análise teórica concentra-se em três aspectos principais: (1) a dinâmica situacional dos elementos pragmaticamente constitutivos de uma ação caracterizável como fofoca; (2) a recorrência dos conteúdos de mensagens trocadas a tal título e sob outras variantes semânticas e (3) os empregos concretos da fofoca como instrumento na prática social. Uma vez delimitada como fenômeno geral, passo a apreciar a dinâmica específica da fofoca no Brasil. Assim, analiso sua relevância a partir da noção de liminaridade segundo Victor Turner, considerando certos eventos em que a fofoca se manifesta em uma cultura marcada por fortes traços de predomínio da oralidade, fixidez hierárquica e trânsito relacional.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF