Logo PUC-Rio Logo Maxwell
ETDs @PUC-Rio
Estatística
Título: O OLHAR ATENTO: DESIGN A SERVIÇO DE PESSOAS COM TDAH
Autor: LUCIANA CARVALHO LEME DE ALMEIDA
Colaborador(es): RITA MARIA DE SOUZA COUTO - Orientador
CRISTINA PORTUGAL - Coorientador
Catalogação: 18/DEZ/2020 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=50928&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=50928&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.50928
Resumo:
O transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) é um transtorno do neurodesenvolvimento, de causas genéticas, que aparece na infância e acompanha o indivíduo por toda a vida, com sintomas como desatenção e hiperatividade. Apesar de existirem leis que prometem aos alunos com TDAH o acesso a recursos didáticos propícios a seu desenvolvimento, ainda há muito que fazer para garantir a esse público tratamento adequado nos equipamentos de ensino. Já existem ferramentas digitais para facilitar a aprendizagem, mas a pouca informação de professores sobre o assunto é preocupante. O presente estudo tem o objetivo de disponibilizar diretrizes a luz de métodos e técnicas de design, para a construção de ferramenta digital visando auxiliar alunos com TDAH. A presente investigação foi desenvolvida nos moldes de uma pesquisa exploratória de cunho qualitativo em relação ao tratamento dos dados coletados na empiria. A análise e a coleta de dados tiveram por base informações de especialistas, reunidos em amostra intencional, sobre o comportamento e o processo de aprendizagem do aluno com TDAH. Para atingir o objetivo foi feita uma análise do design da interface de aplicativos para TDAH selecionados nas plataformas iOS e Android. Como resultado desse trabalho disponibilizamos o Guia de Análise de Interface para TDAH - GADI-TDAH, que traz as diretrizes de design para a construção de ferramentas digitais voltadas especificamente para alunos com TDAH.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF