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Título: DESIGN AFIRMATIVO EM CONTEXTOS AFRODIASPÓRICOS NA ANIMAÇÃO SERIADA BRASILEIRA
Autor: SANDRO LOPES DOS SANTOS
Colaborador(es): VERA LÚCIA DOS SANTOS NOJIMA - Orientador
Catalogação: 17/DEZ/2020 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
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Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=50912&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=50912&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.50912
Resumo:
Esta tese tem como objetivo consignar o Design Afirmativo como agente difusor de ações reparativas em prol da ressignificação do que é ser negro em um contexto afrodiaspórico. Enuncia a força de um design construído na luta, resultado da sabedoria dos movimentos negros baseados em um cosmosentido afro-brasileiro, africano e da diáspora negra. É nesse campo de design mais ação afirmativa que o Design Afirmativo atua, criando as condições sensíveis para a valorização de grupos marginalizados, potencializando e divulgando seus conhecimentos no intuído de criar uma equidade social. O recorte da pesquisa está na imbricação entre o design e a animação e sua forma de transmitir mensagens, em que a idealização, a construção e o propósito dessas significações são circunstanciadas a partir do seu contexto artístico, cultural, social e econômico. Destaca-se o entendimento da área da animação, uma prática projetiva tal qual o design, responsável pela interação social. Para realizar a pesquisa, foi necessário entender o crescimento da produção e da representação imagética das personagens nacionais, segundo sua raça e etnicidade. A pesquisa desenvolveu-se na análise da programação dos cinco principais canais infantis da TV por assinatura, a partir das listagens de obras brasileiras veiculadas na TV paga, disponibilizada pelo OCA - Observatório Brasileiro do Cinema e do Audiovisual – da Ancine, no período de 2016 e 2017. Além disso, na busca da produção atravessada pela multiculturalidade, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com animadores negros e negras, partindo do ponto das reflexões oriundas dos debates estabelecidos pelo cinema de live action negro, que constituiu um entendimento do que seria uma animação denominada negra. Ao ampliarmos a percepção sobre o assunto, foi captado o discernimento da audiência sobre as animações a que crianças assistiram, por meio de formulários on-line com pais e professores, que permitiram levantar dados sobre personagens e narrativas. O paradigma epistemológico que orientou a pesquisa determinou para o design o valor epistêmico intrínseco dos movimentos sociais negros e reconheceu que eles são produtores de um tipo específico de sapiência, o conhecimento nascido na luta. Esse saber novo, gerado por grupos não hegemônicos e contra-hegemônico criam novas temáticas, conceitos e dinamizam o conhecimento. Assim, depreendeu-se desse estudo que o Design Afirmativo é um design crítico e de resistência, com uma agenda política de transformação voltada sobremaneira para a construção identitária que reconhece o indivíduo como tal e o coloca no mundo em condição de igualdade, que considera sua autoimagem, seus valores e fortalece sua corporeidade e pensamento em oposição aos efeitos da discriminação.
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