Título: | O COMEÇO É O FIM PELO AVESSO: A TRANSPOSIÇÃO DA NARRATIVA ORAL PARA O DESENHO INFANTIL | |||||||
Autor: |
JOSE SALMO DANSA DE ALENCAR |
|||||||
Colaborador(es): |
GUSTAVO AMARANTE BOMFIM - Orientador |
|||||||
Catalogação: | 21/JUN/2004 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
|||||
Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | |||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
|||||||
Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=5066&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=5066&idi=2 |
|||||||
DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.5066 | |||||||
Resumo: | ||||||||
Esta dissertação faz uma análise da transposição da
narrativa oral de pessoas da terceira idade para os
desenhos infantis por um processo empírico onde observamos
a produção de 453 desenhos de alunos em escolas municipais
do Rio de Janeiro. Configurados a partir de histórias da
infância dos idosos, esses desenhos foram objeto de estudo
em relação à criatividade, à narratividade e à memória que
possibilitaram a representação dos elementos dessas
histórias. A idéia é averiguar a influência do tempo entre
a escuta e o desenho, a interferência do processo
de ensino e aprendizagem no espaço escolar e a relação do
sujeito com os materiais desta transposição, levando em
conta a cultura, o contexto e o nível de expertise dos
sujeitos.
|
||||||||