Logo PUC-Rio Logo Maxwell
ETDs @PUC-Rio
Estatística
Título: EXPLORANDO NOVOS MÉTODOS PARA REALIZAR BAGGING COM AMORTECIMENTO EXPONENCIAL
Autor: DAVID SOUZA PINTO
Colaborador(es): FERNANDO LUIZ CYRINO OLIVEIRA - Orientador
TIAGO MENDES DANTAS - Coorientador
Catalogação: 07/DEZ/2020 Língua(s): INGLÊS - ESTADOS UNIDOS
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=50658&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=50658&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.50658
Resumo:
Métodos de amortecimento exponencial são formulações versáteis para a previsão de séries temporais univariadas, desenvolvidas na década de 1960. Modelos mais recentes têm feito uso do bagging para melhorar a qualidade das previsões. Um destes, o BaggedETS, desenvolvido em 2016, trouxe melhorias na qualidade de previsão e está disponível na biblioteca forecast para R. Uma proposta posterior, BaggedClusterETS, adicionou uma etapa de clustering e validação para tratar o efeito da covariância associada ao uso do bagging, resultando em ganhos adicionais de performance. Este trabalho explora três extensões dos métodos supracitados e seus efeitos: o primeiro estuda os efeitos do maximum entropy bootstrap na realização do BaggedETS. O segundo explora diferentes medidas de dissimilaridade para construir os clusters do BaggedClusterETS. O terceiro emprega uma versão simplificada do BaggedClusterETS, removendo as etapas de validação e seleção, empregando apenas os medóides para realizar o bagging. Para testar estas propostas, 21 séries temporais da aviação civil e demanda energética foram empregadas.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF