Logo PUC-Rio Logo Maxwell
ETDs @PUC-Rio
Estatística
Título: CEP 20.000 - CENTRO DE EXPERIMENTAÇÃO POÉTICA: UMA UTOPIA FALADA
Autor: VITOR GRABOWSKI DE PAIVA
Colaborador(es): JULIO CESAR VALLADAO DINIZ - Orientador
Catalogação: 29/OUT/2020 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=50098&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=50098&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.50098
Resumo:
A tese CEP 20.000 - Centro de Experimentação Poética - Uma Utopia Falada percorre e registra os 30 anos do CEP 20.000, um dos mais importantes e influentes eventos de poesia do Rio de Janeiro através de um olhar jornalístico, documental, historiográfico mas também testemunhal - visto que seu autor fez parte, como artista e também como produtor de uma fatia considerável dessa história. Abrindo espaço para experimentações artísticas nas mais diversas frentes - com enfoque especial na poesia falada - o CEP 20.000 já recebeu dezenas de milhares de artistas em suas três décadas de atividades, para participarem em apresentações curtas diante de um público ávido. A tese busca localizar o CEP, a partir das premissas estabelecidas por Michel Foucault, como uma heterotopia que merece seu lugar em uma espécie de linha pontilhada ou rizoma histórico da contracultura - partindo do Cabaret Voltaire, passando pelos Beats, os hippies, a geração marginal e os punks. A trajetória do CEP é contada de dentro do Espaço Cultural Sérgio Porto, seu palco principal, mas também pelo trabalho e a vida das tantas pessoas ligadas ao evento - e, com isso, a história do CEP supera seus próprios limites e acaba indo além dos 30 anos e das paredes de seu palco, contando também um pouco a história de um período da contracultura e da cena literária e musical do Rio de Janeiro, desde os anos 1990 e até hoje.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF