Logo PUC-Rio Logo Maxwell
ETDs @PUC-Rio
Título: NO RASTRO DE CORA: DA LITERATURA AO DESENVOLVIMENTO LOCAL, IDENTIDADE E CULTURA COM AÇÚCAR E LITERATURA
Autor: MELISSA CARVALHO GOMES MONTEIRO
Colaborador(es): DENISE PINI ROSALEM DA FONSECA - Orientador
ELIANA LUCIA MADUREIRA YUNES GARCIA - Coorientador
Catalogação: 08/JUN/2004 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=4985&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=4985&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.4985
Resumo:
Este trabalho estuda os conteúdos socioculturais presentes na obra literária de Cora Coralina e a sua relevância para o desenvolvimento socioeconômico da Cidade de Goiás nas últimas décadas. A temporalidade deste estudo compreende o período que se estende entre os anos de 1937 a 2001. A pesquisa se inscreve parcialmente no quadro dos Estudos Culturais, tomados como base para o desenvolvimento de um novo tratamento acadêmico do conceito desenvolvimento sustentável. Além disso, ela se vale de aportes do campo da análise literária, incluindo uma discussão sobre a literatura feminina no cânone literário brasileiro. Os conceitos fundamentais para o seu desenvolvimento são o de intelectual orgânico - do pensamento gramsciano -, capitais social e cultural - provenientes das discussões recentes sobre desenvolvimento social - esferas pública e privada - tomadas da reflexão de Hannah Arendt e complementadas pela discussão sobre o lócus do feminino na sociedade brasileira, que emana da obra de Roberto Da Matta, através dos conceitos casa e rua e, finalmente, do conceito identidade cultural - de acordo com a reflexão de Denise Fonseca. O tratamento deste tema obriga um novo olhar sobre a questão local e uma nova valorização do patrimônio cultural, em resposta ao esvaziamento das identidades nacionais, ao declínio do papel social do Estado e a busca de novas formas de superação das desigualdades sociais, a partir dos legados das identidades culturais locais.
Descrição: Arquivo:   
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT E SUMÁRIO PDF      
CAPÍTULO 1 E CAPÍTULO 2 PDF      
CAPÍTULO 3 PDF      
CAPÍTULO 4 PDF      
CAPÍTULO 5 PDF      
CAPÍTULO 6 PDF      
CAPÍTULO 7 PDF      
BIBLIOGRAFIA E ANEXOS PDF