Título: | FILMANDO UMA PEÇA: TEATRO E CINEMA NA OBRA DE PETER BROOK | ||||||||||||||||||||||||||||
Autor: |
GABRIELA LIRIO GURGEL |
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Colaborador(es): |
KARL ERIK SCHOLLHAMMER - Orientador |
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Catalogação: | 07/JUN/2004 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||||||||||||||||||
Notas: |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=4978&idi=1 [fr] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=4978&idi=3 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.4978 | ||||||||||||||||||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||||||||||||||||||
Filmando uma peça. Teatro e cinema na obra de Peter Brook é
um estudo aprofundado da obra do diretor inglês, radicado
em Paris desde 1970, que dividiu sua vida entre as duas
artes. A tese tem como objetivo abordar sua trajetória
profissional, bem como investigar as relações entre as duas
linguagens, de que forma ambas se conjugam e quais são os
limites existentes entre a representação cênica e a
cinematográfica. Dividida em duas partes, a primeira é
dedicada às investigações teatrais: do início no teatro
comercial, passando pelas influências de nomes como
Grotowski, Barba, Beckett e Brecht; ao teatro experimental
do Lamda Theatre, na Royal Shakespeare Company, às
pesquisas empreendidas através das inúmeras viagens pela
África, Afeganistão e Estados Unidos, à criação do Centre
International de Créations Théâtrales (C.I.C.T), em Paris,
e de sua companhia multicultural. Uma trajetória em espiral
na qual o centro não cessa de se reduzir. A segunda parte
da tese apresenta uma discussão teórica acerca das relações
entre cinema e teatro, à qual se somam as teorias de Bazin,
Bellour, Amengual, Deleuze; um estudo sobre o conceito de
teatralidade e sua influência na sétima arte, bem como a
pesquisa sobre o conceito de adaptação cinematográfica de
dramaturgias. Ainda nessa parte, são apresentadas a
filmografia do diretor, pouco conhecida no Brasil, e a
análise de cinco adaptações cinematográficas de peças que
foram anteriormente encenadas por Brook - Marat/Sade
(1966), Rei Lear (1970), O jardim das Cerejeiras (1981),
Carmen (1983) e Mahabharata (1989). Teatro e cinema - o
duplo brookiano - interagem a partir de outros
dois conceitos fundadores de sua obra: espaço vazio e
shifting viewpoint. Na busca por uma linha da não-
permanência, fugindo de um único estilo, uma única fórmula
ou tendência, Brook constrói uma identidade artística
singular que se inscreve na clave da diferença e da
simplicidade. Entre duas artes, dois países, duas
atividades diversas, sua obra busca levantar questões,
suscitar dúvidas, abrindo-se a novas possibilidades de
criação.
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