Título: | COMPETÊNCIAS GLOBAIS DE LIDERANÇA, CAPACIDADES DINÂMICAS E DESEMPENHO EM EQUIPES DE PROJETO | ||||||||||||
Autor: |
FELIPE DE SOUSA ESTEVES |
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Colaborador(es): |
FLAVIA DE SOUZA COSTA NEVES CAVAZOTTE - Orientador |
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Catalogação: | 15/SET/2020 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||
Notas: |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=49407&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=49407&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.49407 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
Esta tese propõe um modelo teórico que integra e associa as perspectivas transformacional, transacional (BASS, 1985), instrumental (ANTONAKIS e HOUSE, 2014) e empoderadora (PEARCE e SIMS, 2002) da liderança com a geração de capacidades dinâmicas e obtenção de vantagem competitiva em equipes de projeto. Com base em teorias de motivação e sua articulação teórica com as perspectivas de liderança, foi proposto um modelo hierárquico onde comportamentos de liderança ressaltados nas perspectivas estudadas são propostos como ações complementares associadas mecanismos de motivação intrínsecos e extrínsecos para formar competências globais de liderança, e por via dessas competências influenciarem o desempenho de equipes. O estudo também propõe uma associação entre as competências de liderança do gerente de projeto e as capacidades dinâmicas da equipe, assim como das capacidades com o desempenho das equipes. O modelo conceitual foi testado estatisticamente em 50 equipes de consultoria que atuam em projetos da empresa Elogroup, e avaliado através da modelagem estrutural baseada em mínimos quadrados parciais (PLS) e de técnicas de bootstrapping para calcular a significância dos efeitos estimados. Verificou-se os efeitos positivos das competências de liderança abordadas por este estudo no desempenho de equipes de consultoria, avaliado em termos da satisfação de clientes e da capacidade das equipes de criarem novos projetos junto a um mesmo cliente, mas não no lucro bruto obtido nos projetos. Os resultados da análise não mostraram qualquer efeito estatisticamente significante dos comportamentos de liderança transformacional, transacional, instrumental e empoderadora nas capacidades dinâmicas das equipes.
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