Logo PUC-Rio Logo Maxwell
ETDs @PUC-Rio
Estatística
Título: INOVAÇÃO EM DESIGN DE EMBALAGEM, POR MEIO DA BIOMIMÉTICA E DAS NOVAS TECNOLOGIAS DIGITAIS
Autor: CLAUDIA HABIB KAYAT
Colaborador(es): CLAUDIO FREITAS DE MAGALHAES - Orientador
Catalogação: 02/JUL/2020 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=48873&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=48873&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.48873
Resumo:
A embalagem está no centro de questões de sobrevivência alimentar para mais de sete bilhões de pessoas no mundo. A presente pesquisa tem uma característica exploratória, voltada a investigar se as novas tecnologias digitais (especialmente microtomografia e impressão 3D) potencializam as abordagens de pensar e projetar embalagem por meio de analogias entre biologia e design (Biomimética). Tem também, uma característica experimental, objetivando estimular a criação e prototipação de conceitos inovadores biomiméticos para embalagem de alimentos. Os métodos utilizados foram: pesquisa bibliográfica, documental e de campo; entrevistas com especialistas (biólogos); coleta de materiais biológicos (especialmente frutos) e experimentação - que foi realizada em dois momentos: Experimento A, onde aplicou-se o pensamento biomimético baseado na abordagem Biologia para Projetar (Biomimicry 3.8, 2007), sem uso de novas tecnologias e Experimento B, onde aplicou-se o mesmo pensamento, porém com uso de novas tecnologias (microtomografia e impressão 3D). Graças ao processo de design exploratório e experimental, chegou-se a um conceito de design, que foi resultado de um desdobramento das analogias geradas entre biologia (vagem do amendoim) e design (embalagem). Ele propõe um sistema biomimético inovador para embalagem de alimentos que: aumenta a proteção e conservação, reduzindo o desperdício, permite adaptação a diferentes formatos e dimensões do conteúdo a ser embalado e otimiza o uso de materiais e processos. O resultado final alcançado faz-nos vislumbrar uma série de desdobramentos dessa pesquisa, principalmente ao que se refere à viabilidade técnica e implementação industrial do sistema criado, a fim de que seu uso possa ser generalizado em larga escala e, desta forma, contribuir para gerar impacto positivo nas questões contemporâneas de acesso e preservação de alimentos.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF