Logo PUC-Rio Logo Maxwell
ETDs @PUC-Rio
Estatística
Título: SISTEMAS AUTÔNOMOS EXPLICÁVEIS POR MEIO DE PROVENIÊNCIA DE DADOS
Autor: TASSIO FERENZINI MARTINS SIRQUEIRA
Colaborador(es): CARLOS JOSE PEREIRA DE LUCENA - Orientador
Catalogação: 25/JUN/2020 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=48782&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=48782&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.48782
Resumo:
Determinar a proveniência dos dados, isto é, o processo que levou a esses dados, é vital em muitas áreas, especialmente quando é essencial que os resultados ou ações sejam confiáveis. Com o crescente número de aplicações baseadas em inteligência artificial, criou-se a necessidade de torná-las capazes de explicar seu comportamento e responder às suas decisões. Isso é um desafio, especialmente se as aplicações forem distribuídas e compostas de vários agentes autônomos, formando um Sistema Multiagente (SMA). Uma maneira fundamental de tornar tais sistemas explicáveis é rastrear o comportamento do agente, isto é, registrar a origem de suas ações e raciocínios, como em uma depuração onisciente. Embora a ideia de proveniência já tenha sido explorada em alguns contextos, ela não foi extensivamente explorada no contexto de SMA, deixando muitas questões para serem compreendidas e abordadas. Nosso objetivo neste trabalho é justificar a importância da proveniência dos dados para SMA, discutindo quais perguntas podem ser respondidas em relação ao comportamento do SMA, utilizando a proveniência e ilustrando, através de cenários de aplicação, os benefícios que a proveniência proporciona para responder a essas questões. Este estudo envolve a criação de um framework de software, chamado FProvW3C, que suporta a coleta e armazenamento da proveniência dos dados produzidos pelo SMA, que foi integrado a plataforma BDI4JADE (41), formando o que denominamos de Prov-BDI4JADE. Por meio desta plataforma, utilizando exemplos de sistemas autônomos, demostramos com rigor que, o uso da proveniência de dados em SMA é uma solução sólida, para tornar transparente o processo de raciocínio e ação do agente.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF