Título: | A REALIDADE VIRTUAL E SUA ADOÇÃO NO ENSINO SUPERIOR: ATITUDE E INTENÇÃO DE ADOÇÃO DA REALIDADE VIRTUAL POR ESTUDANTES DO ENSINO SUPERIOR | ||||||||||||
Autor: |
CAROLINA PEREIRA DE CASTRO FREITAS |
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Colaborador(es): |
JORGE BRANTES FERREIRA - Orientador |
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Catalogação: | 18/JUN/2020 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||
Notas: |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=48675&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=48675&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.48675 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
A temática da Realidade Virtual concretiza sua aplicabilidade e vem se
mostrando cada vez mais relevante como tecnologia para ultrapassar as barreiras
físicas de comunicação e experimentação do aprendizado. Nesse contexto, a
educação aparece como uma das áreas mais propensas a se beneficiar com essa
tecnologia, visto que o uso da Realidade Virtual pode proporcionar experiências
práticas inimagináveis na absorção de informações e ainda permitir interações
complexas a distância, o que auxilia e inova as práticas e metodologias
educacionais, contribuindo para a formação de profissionais capacitados aos
desafios e necessidades do cenário tecnológico atual de mercado. O estudo propõe
e testa um modelo de mensuração de fatores que podem influenciar a adoção da
Realidade Virtual no ensino superior. Visando relacionar o tema da Realidade
Virtual e a adoção de inovações, o modelo de estudo foi fundamentado nos
atributos de inovação da teoria da difusão de inovações (IDT - ROGERS, 2003) e
as hipóteses testaram os efeitos da vantagem relativa, da complexidade, da
compatibilidade, da experimentabilidade, da observabilidade e da diversão
percebida na atitude geral de adoção da Realidade Virtual, assim como o efeito de
tal atitude na intenção de adoção dessa tecnologia. A pesquisa, de caráter
quantitativo, tem por análise uma amostra de 382 estudantes do ensino superior
público e/ou privado no Brasil. Os achados permitem inferir que diversos dos
fatores estudados afetam a intenção de adoção da Realidade Virtual para o
aprendizado, confirmando a maior parte das hipóteses da pesquisa. Os resultados
da pesquisa representam avanços no conhecimento sobre adoção da Realidade
Virtual na educação e sugerem importantes contribuições para estudantes e
instituições de ensino superior, acerca da adoção e implementação de tecnologias
de Realidade Virtual em práticas de ensino.
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