Título: | POR UMA ESCOLA EM PASTORAL: ATUAIS DESAFIOS EVANGELIZADORES DA ESCOLA CATÓLICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA | ||||||||||||
Autor: |
BRUNA MARTINS FERREIRA DOS SANTOS |
||||||||||||
Colaborador(es): |
ABIMAR OLIVEIRA DE MORAES - Orientador |
||||||||||||
Catalogação: | 16/JUN/2020 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
||||||||||
Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
||||||||||||
Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=48603&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=48603&idi=2 |
||||||||||||
DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.48603 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
Desafios é uma das palavras que define o processo empreendido nesta pesquisa. A razão é que a Escola Católica, em sua missão, encontra-se cada dia mais desafiada pelas constantes transformações que o desenvolvimento tecnológico e científico têm apresentado com consideráveis avanços e superações. É também necessário pensarmos no ser humano e nos seus processos diante de expressivas mudanças na comunicação e nas relações. A Igreja Católica, atenta as essas mudanças de configurações sociais e desejosa de responder às inquietações próprias do tempo, em 1965, através do Concílio Vaticano II, culmina a concepção de um processo de aggiornamento que tem como proposta promover uma atuação pastoral que tenha como modelo às fontes Bíblica e Patrística. Anterior a esse acontecimento, temos o surgimento das Escolas Católicas, que por meio do protagonismo de homens e mulheres que percorreram o caminho de santidade, realizaram a sua missão no campo da Educação. Esses, estando atentos às
necessidades do tempo em que viviam, e imbuídos de ardor apostólico, fundaram, em todo o mundo, Escolas capazes de conjugar o anúncio de Jesus Cristo e uma educação de qualidade, porque não há evangelização sem a promoção da dignidade humana. Por isso, as Escolas Católicas estão no centro dessas mudanças e, no atual contexto, sentem ainda mais de perto os efeitos de uma configuração social e
educacional que tem se transformado e inovado em seus processos. No entanto, a crise humana é refletida em inúmeras áreas da sociedade, em que a normalização dos discursos de ódio, a falta de atenção e a proliferação de doenças ocasionadas pela falta de sentido da vida têm afetado principalmente as crianças e as juventudes. E ainda o drama da fome e da violência que resultam em uma complexa crise
migratória. Por isso, refletir a respeito da formação humana em que a Pastoral Escolar está inserida e tem sua atuação a coloca diante de grandes desafios.
|
|||||||||||||
|