Título: | PENSAR E ESCREVER A PERIFERIA: FLUP COMO UM LANCE DE POLÍTICA CULTURAL | ||||||||||||
Autor: |
DANIELE RODRIGUES OLIVEIRA |
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Colaborador(es): |
ENEIDA LEAL CUNHA - Orientador |
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Catalogação: | 01/JUN/2020 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=48409&idi=1 [fr] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=48409&idi=3 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.48409 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
A dissertação apresenta a Festa Literária das Periferias buscando
entendê-la como política cultural. Criada em 2012 por Écio Salles e Julio Ludemir,
a FLUP desde então ocorre anualmente na cidade do Rio de Janeiro e tem
revelado, ao longo de suas edições, que é possível democratizar e descentralizar
o consumo e, principalmente, a produção literária. A pesquisa, portanto, busca
descrever e analisar a FLUP a fim de traçar seu histórico, edições e
transformações com o objetivo de refletir como o projeto incorpora questões
temáticas locais e globais, questionamentos da própria periferia, em articulação
com as demandas da contemporaneidade. Além disso, compreendendo que a
FLUP é um dos muitos resultados das políticas afirmativas iniciadas em 2003, a
dissertação também busca entender quais são os efeitos e impasses da FLUP
como política cultural democratizante e, paralelamente, sujeita aos incontáveis
mecanismos de cooptação do mercado. A FLUP traz à cena literária uma periferia
que se torna o centro ou o cerne da sua própria produção. Nesse sentido, a
dissertação também analisa as repercussões da FLUP no plano mais estrito da
configuração e elaboração do literário a partir das suas oficinas de formação e
utiliza o Poetry Slam, uma competição de poesia falada, como um “estudo de
caso” significativo da interação entre formas majoritárias canônicas e as formas
minoritárias performáticas emergentes.
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