Título: | AMERICAN WAY OF ADVERTISING: UMA PERSPECTIVA DECOLONIAL SOBRE A CRIAÇÃO DO SISTEMA BRASILEIRO DE AUTORREGULAMENTAÇÃO PUBLICITÁRIA EM CONTEXTO DE DITADURA MILITAR | ||||||||||||
Autor: |
LAIS RODRIGUES DE OLIVEIRA |
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Colaborador(es): |
MARCUS WILCOX HEMAIS - Orientador |
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Catalogação: | 18/MAI/2020 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=48151&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=48151&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.48151 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
O objetivo do presente estudo é analisar, a partir da perspectiva decolonial, a
história da incorporação do modelo Eurocêntrico de autorregulamentação na
criação do Sistema Brasileiro de Autorregulamentação Publicitária, durante
contexto de ditadura civil-militar, entre 1978 e 1980. Para isso, foi realizada uma
pesquisa histórica, adotando perspectiva decolonial, utilizando dados primários e
secundários para analisar o caso em questão. O uso da perspectiva decolonial
permitiu entender que a incorporação de elementos estrangeiros ao sistema
brasileiro ocorreu por meio, principalmente, de quatro fatores: o alinhamento da
publicidade brasileira a padrões internacionais, o incentivo da International
Advertising Association ao setor publicitário brasileiro para implementar a prática
de autorregulamentação; a relação entre setor publicitário e governo militar; e os
movimentos consumeristas estadunidenses replicados no Brasil. Mais do que uma
discussão focada no poder de empresas sobre consumidores, espera-se que a
problematização de narrativa homogênea de consumerismo gere mais
conhecimento sobre as relações entre o Norte Global e o Sul Global e como o
controle pós-colonial se materializa em consumerismo, limitando formas de pensar
que sejam distintas à lógica neoliberal de defesa do consumidor por meio de livres
mercados, assim ajudando a manter domínio Eurocêntrico sobre conhecimento. A
pesquisa oferece subsídios para a discussão de d formas possíveis e alternativas de
proteção do consumidor, excluídas da narrativa homogênea, levando a outras
reflexões, como, por exemplo, o que poderia ser feito para melhorar a proteção do
consumidor brasileiro, e qual deveria ser o dever do Estado na proteção do
consumidor.
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