Logo PUC-Rio Logo Maxwell
ETDs @PUC-Rio
Estatística
Título: WEARABLES NA DANÇA: O DESIGN E A TECNOLOGIA NAS TRANSFORMAÇÕES DA MARCAÇÃO DE PALCO EM BALLET
Autor: JULIA MOTTA BAITELLI
Colaborador(es): LUIZA NOVAES - Orientador
MARIA DAS GRACAS DE ALMEIDA CHAGAS - Coorientador
Catalogação: 15/MAI/2020 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=48104&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=48104&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.48104
Resumo:
A marcação de palco em dança é uma das etapas mais importantes no dia a dia das atividades do bailarino e do coreógrafo. É na marcação, ministrada pelo coreógrafo, e executada pelo bailarino, que os gestos e deslocamentos que compõem a cena são especificados para serem colocados em prática durante os ensaios em salas de aula e no palco. A marcação de palco, em um espetáculo de dança, serve também como guia a outras atividades que ocorrem simultaneamente para a realização do espetáculo, tais como a dança propriamente dita, a atuação, a música, o figurino, a iluminação e a cenografia. Para bailarinos profissionais, seguir a marcação de palco nos ensaios e nas apresentações é uma atividade realizada com facilidade. Entretanto, bailarinos amadores, por sua pouca experiência em fazer uso da marcação de palco, acabam tendo grande dificuldade para memorizar e executar a coreografia concebida pelo coreógrafo para o espetáculo. Esta pesquisa parte da oportunidade de unir o Design e a tecnologia nas interações que ocorrem no palco, em espetáculos de dança, buscando investigar novas possibilidades para a marcação de palco especificamente em ballet. O estudo teve como tema o uso de tecnologias interativas na marcação de palco, e como objetivos observar se e como a introdução de tecnologia digital interativa afeta a interação e comunicação entre coreógrafo e bailarino durante a elaboração e execução da coreografia, bem como identificar tecnologias adequadas a essa atividade. A metodologia adotada na pesquisa, de natureza exploratória, incluiu técnicas de observação assistemática, observação participativa, documentação direta, observação direta extensiva, entrevistas, desenvolvimento de experimentos e observação dos mesmos em uso. Um primeirom experimento consistiu em um sistema interativo composto por uma pala de ballet vestível usada pelo bailarino e conectada por sensores e fio a uma interface gráfica utilizada pelo coreógrafo em um laptop. Em depoimentos registrados após a realização de testes com uma coreógrafa e uma bailarina, foi possível identificar pontos específicos em que a introdução da tecnologia digital interativa trouxe uma contribuição positiva para a interação entre coreógrafo e bailarino. Num segundo momento de experimentação, um wearable foi desenvolvido para funcionar sem o uso do fio, sendo ativado pelo coreógrafo via Wi-Fi pelo laptop. Os experimentos realizados indicaram que, o Design e a tecnologia, no contexto da marcação de palco em ballet, além de facilitarem a execução da coreografia pela bailarina, trouxeram conforto para o coreógrafo, que ao utilizar o software para orientar os deslocamentos e localização dos bailarinos a partir de seu laptop, tem a possibilidade de se movimentar no ambiente, enriquecendo sua visão do conjunto com pontos de vista variados. A pesquisa evidenciou inúmeras possibilidades de desenvolvimento e aplicações do sistema, dentro e fora do ambiente de dança.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF