Título: | ABORDAGEM DE OTIMIZAÇÃO PARA UM PROBLEMA DE ROTEAMENTO E PROGRAMAÇÃO DE NAVIOS | ||||||||||||
Autor: |
LUCAS GERALDO DE RESENDE LOUZADA |
||||||||||||
Colaborador(es): |
RAFAEL MARTINELLI PINTO - Orientador |
||||||||||||
Catalogação: | 04/MAI/2020 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
||||||||||
Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
||||||||||||
Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=47817&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=47817&idi=2 |
||||||||||||
DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.47817 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
A organização da operação do transporte marítimo pode ser descrita dentre
três modelos: liner, industrial ou tramp. No setor de tramp, armadores buscam
otimizar os lucros através de ganhos de capacidade e redução de custos, ao mesmo
tempo em que atendem às demandas e às restrições colocadas pelos clientes, muitas
vezes baseadas em contratos. O roteamento de navios se torna um tema relevante
dado que disponibilidade e confiabilidade de datas são um grande diferencial, ainda
mais no atual contexto de alta oferta de navios tramp no mercado e,
consequentemente, fretes mais baixos. Assim, o objetivo desse trabalho é
apresentar um modelo de programação inteira mista visando a maximização do
lucro de viagens pertencentes a uma específica rota geográfica de uma empresa
tramp. O problema trabalhado nessa dissertação é do tipo pick-up e delivery (coleta
e entrega) com janelas de tempo, múltiplas cargas a bordo, frota heterogénea, cargas
fracionadas entre navios, velocidades de navegação variáveis e termos de tempo de
trânsito garantidos. Utilizando-se da otimização Branch-and-Bound, o modelo é
comparado com programações mensal real feita de maneira empírica por
profissionais experientes dessa empresa em que o modelo matemático gera soluções
com reduções de até 7 por cento dos custos totais e desafiando paradigmas estabelecidos
pelos programadores quando da realização do roteamento e programação dos
navios. Tendo em vista tais resultados, o modelo se apresentou como oportunidade
de implementação e melhoria do processo de programação dos navios e do nível de
serviço junto aos clientes.
|
|||||||||||||
|