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Título: ECONOMIA CIRCULAR NO BRASIL: BARREIRAS E OPORTUNIDADES PARA O NEGÓCIO DE RECUPERAÇÃO E RECICLAGEM DO ÓLEO DE COZINHA RESIDUAL
Autor: MELISSA CASACCHI ANTUNES
Colaborador(es): TACIO MAURO PEREIRA DE CAMPOS - Orientador
MARCOS COHEN - Coorientador
Catalogação: 04/MAI/2020 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
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Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=47802&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=47802&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.47802
Resumo:
A Economia Circular (EC) é apontada como um mecanismo para o desenvolvimento sustentável, e um caminho para mitigar a problemática da geração de resíduos. Na EC o resíduo é recurso em uma nova cadeia produtiva; na prática, isto ocorre por meio do negócio de Recuperação e Reciclagem (RR). No Brasil, o debate sobre EC ainda é exíguo e são poucos os estudos acadêmicos publicados. Com objetivo de identificar as barreiras e as oportunidades para implantar um negócio de RR, à luz da EC, foi realizado um estudo de caso na cadeia de reaproveitamento do óleo de cozinha residual (OCR). Os métodos utilizados na pesquisa qualitativa foram: revisão bibliográfica, análise documental, entrevistas e observação participativa. Observou-se que a RR do OCR ocorre por meio de uma rede circular, composta por diversos agentes, com interesses e estratégias individuais que não incluem o ciclo de vida do produto. Os agentes intermediários, atuantes na logística reversa, são motivados por questões socioeconômicas. As barreiras se manifestam em seis segmentos: sociocultural, organizacional, tecnológico, de mercado, econômico e regulatório; são coincidentes com o quadro teórico, contudo estão associadas às condições socioeconômicas locais e à maturidade da indústria para EC. As oportunidades na EC convergem para o desenvolvimento sustentável. Esta pesquisa sugere que a responsabilidade estendida do produtor e o incentivo à aquisição de recurso secundário são estratégias primordiais para fechar o ciclo de vida do produto; contribui também com informações para tomada de decisão no setor de RR.
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