Título: | COMUNICAÇÃO E ETNOMETODOLOGIA NA FEIRA DE SÃO CRISTÓVÃO: INTERAÇÃO SOCIAL E COMÉRCIO NA LOJA DO CHINA | ||||||||||||
Autor: |
CYNTHIA MACIEL DUARTE |
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Colaborador(es): |
ADRIANA ANDRADE BRAGA - Orientador |
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Catalogação: | 28/ABR/2020 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=47728&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=47728&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.47728 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
O entendimento da condução de iniciativas comerciais de pequeno porte foi
a motivação desta pesquisa realizada na Feira de São Cristóvão, um Centro
Municipal de Tradições Nordestinas na cidade do Rio de Janeiro - Brasil, cuja
formação é reflexo de aspectos sociais, econômicos, culturais e políticos que
compõem a cidade e o país. A atitude de pesquisa escolhida foi a
Etnometodologia. Esta, aliada à Análise da Conversa, permitiu que os dados
fossem obtidos a partir dos ambientes e das interações entre as pessoas em seu dia
a dia, de forma naturalista, localmente situada. O estabelecimento da Feira a partir
do qual o estudo foi desenvolvido foi a Loja do China, de onde foram feitas as
categorias de análise desenvolvidas nesta investigação. A investigação permitiu
compreender que a competição interna e a desigualdade entre estabelecimentos
são características marcantes na Feira. O estudo evidenciou ainda que o trabalho
cotidiano do comerciante China, e que pode encontrar paralelo em outros
comerciantes, envolve a ênfase na presença física, o esforço constante para
substituir clientes, providências para não depender exclusivamente da estrutura
coletiva, poucas relações de amizade e relações de colaboração fundamentais para
a manutenção do negócio, além de vários momentos marcados por sociabilidade.
As situações analisadas refletem ainda características da sociedade brasileira
referentes à valorização hierárquica e à existência de questões de gênero no trato
entre homens e mulheres.
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