Título: | IMPLICAÇÕES ESTRATÉGICAS DO PORTFÓLIO DE ALIANÇAS / REDES DE EMPRESAS GLOBAIS ORIENTADAS À INOVAÇÃO: O CASO DA EMBRAER S.A. | ||||||||||||
Autor: |
DENYS SODRE BARROSO |
||||||||||||
Colaborador(es): |
TERESIA DIANA LEWE VAN ADUARD DE MACEDO SOARES - Orientador |
||||||||||||
Catalogação: | 28/ABR/2020 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
||||||||||
Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
||||||||||||
Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=47722&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=47722&idi=2 |
||||||||||||
DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.47722 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
A globalização e a era da informação impõem novos e complexos desafios
para as empresas. A indústria aeronáutica global passa por um período de
acirramento da concorrência e uma tendência à concentração. Nesse ambiente,
inovar é fundamental. Para atender às exigências crescentes dos clientes, as
organizações precisam buscar vantagem competitiva por meio de alianças
estratégicas voltadas à inovação, que é apontada como alternativa para melhorar o
seu desempenho ou, até mesmo, assegurar a sua sobrevivência. O objetivo final
desta dissertação consiste em, por meio de um estudo de caso e com o auxílio do
ferramental Strategic Network Analysis - Innovation Framework (SNA-IF)
(MACEDO-SOARES, 2014), analisar a estratégia competitiva da Embraer, com
ênfase na sua adequação dinâmica, e levando-se em consideração as implicações
estratégicas do seu portfólio/rede de alianças e a sua orientação para a inovação.
Líder na fabricação de jatos comerciais regionais e maior exportadora de bens de
alto valor agregado do Brasil, a empresa é uma integradora de sistemas, que projeta
aeronaves, e realiza, dentre outras, atividades relacionadas à montagem, integração
de sistemas, comercialização e suporte técnico. As alianças estratégicas da Embraer
têm contribuído para o cumprimento de sua missão, fornecendo, assim, bens e
serviços de elevado padrão tecnológico e qualitativo na indústria aeronáutica, com
preços competitivos, de forma a assegurar a satisfação dos clientes. Têm, assim,
uma adequação dinâmica à sua estratégia competitiva de diferenciação por
inovação.
|
|||||||||||||
|