Título: | ANÁLISE DE VIGAS DE CONCRETO ARMADO BASEADA NA ABORDAGEM MOMENTO-ROTAÇÃO | ||||||||||||
Autor: |
GILCYVANIA CASTRO CORVELO COSTA |
||||||||||||
Colaborador(es): |
DANIEL CARLOS TAISSUM CARDOSO - Orientador |
||||||||||||
Catalogação: | 28/ABR/2020 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
||||||||||
Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
||||||||||||
Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=47719&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=47719&idi=2 |
||||||||||||
DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.47719 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
A avaliação da rigidez de elementos lineares de concreto armado realizada por meio da abordagem momento-curvatura apresenta bons resultados, destacando como premissa a interação completa entre materiais. Entretanto, tal premissa ignora efeitos importantes que tem como base a fissuração do concreto e o deslizamento entre interfaces. Devido ao surgimento de fissuras o elemento deixa de ter
deformações contínuas e passa a ter deslocamentos discretos na face fissurada, tendo como consequência deslizamentos na interface concreto-barra. Esses deslizamentos são incorporados em um modelo mecânico por meio das propriedades bond-slip da interface, que é base para o mecanismo de interação parcial conhecido como enrijecimento à tração. Além disso, na região comprimida, ao atingir deformações elevadas, o concreto pode estar sujeito à formação de cunhas de concreto delimitadas por fissuras, que formam o plano de cunha. Esse, por sua vez, sofre deslizamentos que são responsáveis pelas deformações efetivas crescentes no concreto, que representam outro mecanismo de interação parcial, o amolecimento do concreto. Para que esses mecanismos de interação parcial sejam inseridos na análise de vigas de concreto, um modelo mecânico chamado abordagem momento-rotação é apresentado. São realizadas ainda, comparações com o modelo tradicional de momento-curvatura, implementações para análise de vigas que contempla ambos modelos, e por fim, realizam-se validações com ensaios experimentais da literatura.
|
|||||||||||||
|