Título: | DIGITAL INFLUENCERS E O USO DO INSTAGRAM COMO LEGITIMADOR DE TENDÊNCIAS | ||||||||||||
Autor: |
OLIVIA BLANC GOMES COELHO GENTIL |
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Colaborador(es): |
ALBERTO CIPINIUK - Orientador IRINA ARAGAO DOS SANTOS - Coorientador |
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Catalogação: | 27/ABR/2020 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=47691&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=47691&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.47691 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
A dissertação apresenta nosso olhar acerca do fenômeno digital
influencers e como o surgimento desta nova práxis tem modificado o consumo de
moda. Por se tratar de um fenômeno novo, acelerado pelo meio digital do
Instagram, consideramos necessário o entendimento de sua prática — quem são as
digital influencers, para o que e quem trabalham, como recebem por seu trabalho,
como trabalham etc. — e quais são as instâncias de legitimação que as classificam
como tal. Fruto da sociedade industrial e celebrizadas pelas redes sociais da
internet, são legitimadas como tal e, portanto, inculcam gostos e tendências em
quem as segue. Consideramos importante ressaltar desde já que não trataremos
essa práxis como uma ação social inocente ou corriqueira, como livre do domínio
industrial, o gosto dos agentes deste segmento é reflexo do que a indústria deseja
vender para um público maior. Para que conseguíssemos observar este novo
segmento de trabalho, focamos o estudo em três influenciadoras brasileiras, que
operam para o mercado internacional e, portanto, para um nicho de mercado
semelhante. No estudo destas questões utilizaremos como base a teoria social de
Pierre Bourdieu, já que tentamos diferir do pensamento hegemônico produzido no
Campo do Design e analisar o fenômeno socialmente, colocando-o como
resultado das práticas e relações humanas. Explicaremos como o ocorre o
processo de violência simbólica, por inculcação, no Campo da Moda, e como esse
processo de coerção social influencia o modo de vestir e de consumir de
seguidores na Internet, tornando-os naturalizados, ou coisas do dia a dia, por meio
das influencers.
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